A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) está a realizar rastreios de saúde visual a funcionários e deputados da Assembleia da República, como parte da iniciativa “Dias da Saúde 2024”. Esta ação, organizada pela Assembleia da República, decorrerá até ao próximo dia 11 de julho, informa a APLO em comunicado..
Citado na nota às redações, Raúl Alberto de Sousa, Presidente da APLO, explicou que esta iniciativa “visa sublinhar a importância da visão na função humana e a sua relevância em termos de saúde pública para a população”.
Estudos apontam que problemas de visão, embora preveníveis, têm um impacto económico significativo em Portugal, que pode variar entre os 200 e os 700 milhões de euros, considerando apenas a população com mais de 50 anos. Investir em cuidados de saúde visual pode resultar em ganhos de produtividade significativos, com um retorno de 10 euros por cada euro investido.
Atualmente, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) enfrenta desafios críticos no acesso a cuidados de saúde visual, com longas listas de espera para consultas de oftalmologia. Esta situação contribui para uma alta prevalência de deficiência visual e cegueira, resultando no maior grupo de incapacidade no país.
Raúl Alberto de Sousa enfatiza a necessidade de integrar os optometristas no SNS, de acordo com recomendações internacionais, para melhorar o acesso a cuidados de saúde visual. “Os optometristas são a classe mais numerosa de prestadores de cuidados de saúde visual em Portugal, realizando dois milhões de consultas anuais e sendo responsáveis por mais de 70% das prescrições de óculos e lentes de contacto. Este é um pilar essencial para evitar a deficiência visual e cegueira em milhões de portugueses”, conclui.
0 Comments