Pressão arterial elevada associada a pior cognição em adolescentes

14 de Julho 2024

Adolescentes com pressão arterial elevada e rigidez arterial podem experienciar funções cognitivas mais fracas, de acordo com um estudo recente finlandês realizado por investigadores das universidades de Jyväskylä e de Eastern Finland, ambas na Finlândia.

Jovens com pressão arterial mais elevada tiveram um desempenho inferior, especialmente em tarefas que mediam a atenção e a aprendizagem. Além disso, a rigidez arterial refletiu-se numa memória de trabalho mais fraca. Face a estes achados, os investigadores enfatizam a importância de prevenir a pressão arterial elevada e a rigidez arterial na infância e adolescência.

No estudo, salienta-se que se encontra bem estabelecida a evidência de que uma saúde arterial deficiente está associada ao declínio cognitivo em adultos. No entanto, há um conhecimento limitado sobre esta conexão em adolescentes. Para preencher esta lacuna, um novo estudo realizado na Finlândia examinou as associações entre rigidez arterial e pressão arterial com a cognição em adolescentes e se essas associações diferiam em função do género. Além disso, o estudo analisou se a atividade física ou o sedentarismo têm impacto nessas associações.

Pressão arterial elevada é um fator mais significativo para a saúde cerebral das raparigas

Os adolescentes com pressão arterial mais elevada apresentaram pior atenção, aprendizagem e cognição geral. Uma maior velocidade da onda de pulso, um indicador de rigidez arterial, foi associada a uma pior memória de trabalho. Curiosamente, as raparigas com pressão arterial mais alta demonstraram uma associação negativa com uma gama mais ampla de funções cognitivas do que os rapazes. Inversamente, os rapazes com maior rigidez arterial exibiram melhor atenção e memória de trabalho. As associações não foram influenciadas nem pela atividade física nem pelo sedentarismo.

“Os nossos achados sublinham a importância de prevenir a pressão arterial elevada e o endurecimento das artérias para promover a saúde cognitiva e cerebral nos jovens. No entanto, observámos algumas associações contraditórias”, afirma o Investigador Petri Jalanko da Faculdade de Ciências do Desporto e da Saúde da Universidade de Jyväskylä.

“O estudo fornece uma visão sobre como a pressão arterial e a rigidez arterial estão ligadas à função cognitiva. No entanto, para estabelecer uma relação de causa e efeito definitiva entre a saúde arterial e a saúde cerebral, e para determinar se aumentar a atividade física ou reduzir o tempo sedentário pode mitigar os efeitos negativos da má saúde arterial na cognição, são necessários ensaios controlados aleatórios adicionais com grupos de controlo apropriados e técnicas avançadas de imagem cerebral.”

O estudo utilizou dados transversais das avaliações de seguimento de oito anos do estudo Physical Activity and Nutrition in Children (PANIC). Um total de 116 adolescentes (45 raparigas e 71 rapazes) participaram, com uma idade média de 15,9 anos. A pressão arterial sistólica e diastólica foi medida usando um esfigmomanómetro aneroide. A velocidade da onda de pulso foi medida por cardiografia de impedância, enquanto a espessura da íntima-média carotídea e a distensibilidade da artéria carótida foram medidas por ultrassonografia carotídea. A bateria de testes CogState foi usada para avaliar a cognição, com a cognição geral calculada a partir dos resultados dos testes de atenção, memória de trabalho e aprendizagem. A atividade física e o tempo sedentário foram avaliados usando um monitor combinado de acelerómetro/frequência cardíaca. O estudo foi publicado na revista Physiological Reports.

Bibliografia: Jalanko P, Bond B, Laukkanen J, Brage S, Ekelund Ulf, Laitinen T, Määttä S, Kähönen M, Haapala EA, Lakka TA. Association between arterial health and cognition in adolescents: The PANIC study. Physiological Reports 2024.

Aceda a mais conteúdos da revista #22 aqui.

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