A saúde digestiva é essencial para a qualidade de vida, para o funcionamento do organismo e bem-estar geral. Uma digestão saudável permite a absorção dos nutrientes essenciais e eliminar os resíduos de forma eficiente, o que contribui para a saúde do sistema imunitário e ajuda a manter os níveis de humor e energia.
As doenças do sistema digestivo abrangem uma variedade de distúrbios que envolvem o esófago, fígado, estômago, intestino delgado e grosso, vesícula biliar e pâncreas.
Náusea e azia, dor abdominal, indigestão, refluxo gastroesofágico ou vómitos são apenas alguns dos sintomas mais comuns dos distúrbios digestivos.
Entre as principais doenças digestivas, é inevitável referir as doenças inflamatórias intestinais: a colite ulcerosa e a doença de Crohn.
Estas doenças, que se estima que afetem cerca de 25 mil portugueses, atingem principalmente o intestino, interferindo no processo de absorção que ocorre neste órgão.
Também a gastrite (que ocorre quando há inflamação do revestimento interno do estômago), o refluxo gastroesofágico (que consiste na passagem de conteúdo ácido do estômago para o esófago, com ausência de vómito) ou os cancros do aparelho digestivo (que constituem 1/3 dos cancros nacionais) devem ser considerados quando se fala de doenças digestivas.
No mais recente episódio de Dar a Volta à DII, a gastroenterologista Marília Cravo fala-nos destas questões, bem como do diagnóstico e do tratamento das doenças digestivas.
Assista aqui.
PR/HN
0 Comments