Grandes Condicionamentos nas Urgências Obstétricas da Grande Lisboa

20 de Julho 2024

Neste fim de semana, as grávidas da região de Lisboa enfrentam um cenário desafiador devido ao fecho das urgências obstétricas em seis hospitais da área.

A situação, relatada pelo “Expresso”, destaca que as urgências obstétricas estão completamente fechadas nas 24 horas do dia nos hospitais de Leiria, Setúbal, São Francisco Xavier, Loures, Santa Maria e Barreiro. Além disso, no Hospital Amadora-Sintra, apenas grávidas referenciadas pela Linha SNS 24, médico ou transporte pelo INEM são atendidas.

O problema é agravado pela continuidade das obras na Maternidade do Hospital de Santa Maria, que permanece fechada há cerca de um ano. Essa situação crítica força muitas grávidas a procurarem atendimento em unidades distantes ou a recorrer a serviços de emergência sobrecarregados.

Além das urgências obstétricas, outras áreas de atendimento médico também estão a sofrer interrupções. As urgências pediátricas em Chaves e Loures, bem como a Urgência Básica em Peniche, estão fechadas, contribuindo para um fim de semana particularmente difícil para os serviços de saúde na região.

A crise nas urgências obstétricas de Lisboa ressalta a necessidade urgente de soluções estruturais para evitar colapsos similares no futuro e garantir o atendimento adequado às grávidas em toda a região.

EXPRESSO/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights