ASAE encerra piscinas em Figueiró dos Vinhos por “grave risco” para a saúde pública

25 de Julho 2024

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) determinou a suspensão da atividade de três piscinas de uso público no concelho de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, foi hoje anunciado.

Em comunicado, aquele organismo salientou que as piscinas se encontravam abertas ao público e em pleno funcionamento e que foram suspensas “pela existência de grave risco para a segurança e saúde pública dos seus utilizadores.”

Fonte da Divisão de Informação Pública daquele organismo disse à agência Lusa que os três equipamentos pertencem a operadores económicos.

Segundo a mesma fonte, a operação da ASAE ocorreu há cerca de uma semana e que, atualmente, já vigora a suspensão da atividade das piscinas.

Foram ainda instaurados processos de contraordenação por desrespeito pelas condições técnicas e de segurança em piscinas de uso público, falta de controlo da qualidade da água, falta de comunicação prévia para a venda de produtos alimentares e falta de implementação do sistema HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos).

A ação de fiscalização foi realizada pela Unidade Regional do Centro – Coimbra, através da brigada especializada de segurança de produtos, direcionada ao funcionamento e condições das piscinas de uso público, bem como de serviços de apoio de cafetaria e similares.

A operação contou com a colaboração da Delegação de Saúde da Unidade de Saúde Pública de Coimbra.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Moçambique vacinou mais de 2,5 milhões de crianças até setembro

Mais de 2,5 milhões de crianças foram vacinadas em Moçambique, entre fevereiro e setembro, no âmbito do Plano de Recuperação, implementado para a imunização de crianças ainda não vacinadas ou com vacinação incompleta, disse hoje o Ministério da Saúde.

MAIS LIDAS

Share This