O projeto visa contribuir para a prestação de cuidados paliativos de qualidade, cultural e espiritualmente sensíveis, na Península Ibérica, realçando a relevância dos CP na pessoa e aumentando a competência dos cuidados espirituais como parte central do desenvolvimento profissional.
Integrado num projeto alargado a nível ibérico e latino-americano sobre acompanhamento espiritual em cuidados paliativos, financiado pela Fundação Pía Aguirreche, o SPACEE está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores do ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria, do Fórum Ibero-Americano de Espiritualidade, da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e da Sociedade Espanhola de Cuidados Paliativos.
O projeto está a ser desenvolvido em três fases. Na primeira, o fenómeno é caracterizado e dividido em duas tarefas: análise do conceito de ‘competência de cuidado espiritual’; e revisão sistemática de intervenções ou estratégias utilizadas para integrar o cuidado espiritual na educação e prática de cuidados paliativos.
“A segunda fase implicará uma abordagem explanatória sequencial, através de um questionário online e entrevistas qualitativas, para aprofundar a compreensão das perceções e experiências de educadores, profissionais e doentes/cuidadores familiares em relação ao cuidado espiritual na educação e prática de CP, e gerar ideias para os próximos passos. Já a terceira fase compreenderá uma abordagem multifásica, baseada em consenso, para identificar áreas prioritárias de necessidade, conforme decidido por um painel Delphi”, explica o investigador principal do projeto, Carlos Laranjeira, do Politécnico de Leiria.
Os resultados da investigação serão usados para a produção de diretrizes para a integração da espiritualidade e da competência em cuidado espiritual na educação e prática de CP, sendo ainda sintetizados num livro branco, em português e espanhol, para representar uma declaração de posição relativa à competência em cuidados espirituais em CP, destinada a ser defendida junto dos governos locais, organizações educativas e de cuidados de saúde e líderes no terreno.
NR/PR/HN
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