Projeto desenvolve diretrizes para integrar cuidados espirituais na educação e prática dos cuidados paliativos

29 de Julho 2024

Desenvolver diretrizes e recomendações para a integração da espiritualidade e de competências em cuidados espirituais na educação e prática dos cuidados paliativos (CP), em Portugal e Espanha, é o desígnio do projeto SPACEE, liderado pelo Politécnico de Leiria, que está a decorrer até ao final de 2026.

O projeto visa contribuir para a prestação de cuidados paliativos de qualidade, cultural e espiritualmente sensíveis, na Península Ibérica, realçando a relevância dos CP na pessoa e aumentando a competência dos cuidados espirituais como parte central do desenvolvimento profissional.

Integrado num projeto alargado a nível ibérico e latino-americano sobre acompanhamento espiritual em cuidados paliativos, financiado pela Fundação Pía Aguirreche, o SPACEE está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores do ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria, do Fórum Ibero-Americano de Espiritualidade, da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e da Sociedade Espanhola de Cuidados Paliativos.

O projeto está a ser desenvolvido em três fases. Na primeira, o fenómeno é caracterizado e dividido em duas tarefas: análise do conceito de ‘competência de cuidado espiritual’; e revisão sistemática de intervenções ou estratégias utilizadas para integrar o cuidado espiritual na educação e prática de cuidados paliativos.

“A segunda fase implicará uma abordagem explanatória sequencial, através de um questionário online e entrevistas qualitativas, para aprofundar a compreensão das perceções e experiências de educadores, profissionais e doentes/cuidadores familiares em relação ao cuidado espiritual na educação e prática de CP, e gerar ideias para os próximos passos. Já a terceira fase compreenderá uma abordagem multifásica, baseada em consenso, para identificar áreas prioritárias de necessidade, conforme decidido por um painel Delphi”, explica o investigador principal do projeto, Carlos Laranjeira, do Politécnico de Leiria.

Os resultados da investigação serão usados para a produção de diretrizes para a integração da espiritualidade e da competência em cuidado espiritual na educação e prática de CP, sendo ainda sintetizados num livro branco, em português e espanhol, para representar uma declaração de posição relativa à competência em cuidados espirituais em CP, destinada a ser defendida junto dos governos locais, organizações educativas e de cuidados de saúde e líderes no terreno.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights