Urgência de Abrantes reabre, Caldas e Setúbal encerram

22 de Agosto 2024

Os hospitais São Bernardo, em Setúbal, e das Caldas da Rainha fecharam hoje as urgências de Obstetrícia e Ginecologia e o de Abrantes reabriu o serviço, elevando para quatro as unidades com serviços encerrados.

Segundo informação publicada no Portal do SNS às 09:00, um total de quatro hospitais têm urgências encerradas em Portugal continental, com o de Nossa Senhora do Rosário (Barreiro) a ser o único do país que têm dois serviços encerrados (Pediátrica e Obstetrícia e Ginecologia).

Em relação a quarta-feira, o hospital Dr. Manoel Constância, em Abrantes, reabriu os serviços urgentes de Obstetrícia e Ginecologia, mas os hospitais de Setúbal e de Caldas da Rainhas fecharam hoje as urgências da mesma especialidade.

No sul do país, o único condicionamento registado é em Portimão, que encerrou a sua Urgência de Obstetrícia.

Apesar de não existirem mais encerramentos, verificam-se vários condicionamentos, com unidades classificadas como referenciadas, serviços reservados às urgências internas e aos casos referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) tem referenciadas as suas urgências de Obstetrícia e Ginecologia (00:00/08:00 e 20:00/24:00) e Pediátrica (00:00/08:00 e 20:00/24:00) e o Hospital São Francisco Xavier (Lisboa Ocidental) tem a sua Urgência de Obstetrícia e Ginecologia referenciada entre as 00:00/09:00 e 21:00/24:00.

No centro, a Pediatria do Serviço de Atendimento de Pediatria de Viseu está também referenciada entre as 20:15 e 23:00 de hoje.

Já os serviços de Urgência de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria (Lisboa Central) e de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta (Almada) estão referenciados todo o dia apenas para receber casos indicados pelo INEM.

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) apela à população para “ligar sempre para a Linha SOS Grávida [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência de Ginecologia”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Malária matou 31 angolanos por dia em 2024

A malária matou 11.447 pessoas em Angola em 2024, uma média de 31 mortes por dia em quase 12 milhões de casos notificados no ano passado, anunciaram hoje as autoridades angolanas, garantindo investimentos na prevenção e tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights