ONU entregou menos 35% de refeições preparadas em Gaza em agosto

6 de Setembro 2024

O Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários entregou diariamente entre 19 e 31 de agosto 450 mil refeições preparadas aos palestinos na Faixa de Gaza, uma diminuição de aproximadamente 35% em relação a julho.

A instituição revelou hoje que o número de julho, em que foram distribuídas diariamente cerca de 700.000 refeições, contrasta com o mês mais recente em que, devido à intensificação do conflito no enclave palestiniano, também se registou uma queda de 200 cozinhas operacionais em toda a Faixa para um total de 130.

“Isto deve-se, em parte, às múltiplas ordens de evacuação emitidas pelas forças israelitas, que obrigaram, pelo menos, 70 cozinhas a suspender o fornecimento de refeições preparadas ou a serem deslocadas”, afirmou o gabinete humanitário das Nações Unidas (OCHA), através de um comunicado.

“A situação humanitária em Gaza continua a ser catastrófica e ainda não existem as condições necessárias para ajudar as pessoas de acordo com as suas necessidades”, acrescentou o OCHA.

Mais de um milhão de pessoas não receberam qualquer ração alimentar em agosto no sul e centro de Gaza, adiantou a organização.

A ONU suspendeu as operações das suas agências em Gaza no passado dia 26 de agosto, na sequência da ordem israelita para que abandonasse as suas instalações em Deir al-Balah, o último local onde se tinham instalado após sucessivas ordens de saída anteriores.

O Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU também acusou Israel, dias depois, de disparar contra um dos seus comboios de entrega de alimentos.

Israel prossegue os seus ataques aéreos, terrestres e marítimos contra a devastada Faixa de Gaza, onde, pelo menos, 17 palestinianos foram mortos e 50 ficaram feridos nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.

Com estas baixas, o número total de palestinianos mortos desde o início da guerra, há quase 11 meses, ascende a mais de 40.878, na sua maioria mulheres e crianças, enquanto o número de feridos ascende a pelo menos 94.454.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights