Especialistas e Associações pedem inclusão da vacina contra a zona no Plano Nacional de Vacinação

24 de Setembro 2024

Uma carta aberta foi recentemente enviada ao Ministério da Saúde, Direção Geral da Saúde e aos Deputados da Assembleia da República, solicitando a inclusão da vacina contra a zona (Herpes Zoster) no Plano Nacional de Vacinação (PNV).

A carta é assinada por várias sociedades científicas, incluindo a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, a Sociedade Portuguesa de Saúde Pública, a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, o Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT), bem como associações de Psoríase e Insuficientes Renais.

Os signatários destacam a importância de garantir o investimento na prevenção da doença, como forma de assegurar a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A carta enfatiza que a vacina contra a zona já faz parte do Programa Nacional de Vacinação de diversos países europeus, como Espanha, Itália, Grécia, Suíça, Luxemburgo, Reino Unido, Bélgica, Países Baixos, Polónia, Alemanha, Eslovénia e Chipre, existindo recomendações para a sua utilização em 19 países europeus. Além disso, países como os EUA, Canadá e Austrália também possuem recomendações para a prevenção desta doença em populações vulneráveis.

Os especialistas alertam que a vacinação é fundamental para a resiliência do SNS, especialmente em tempos de crescente pressão nos cuidados agudos e na gestão de doenças crónicas. Com 22.000 casos de Herpes Zoster codificados em 2023 nos cuidados de saúde primários e 28.000 consultas relacionadas com a doença, os números revelam uma realidade preocupante. Cada dois dias, uma pessoa é internada devido à zona, com um custo médio de cerca de 3.000 euros por internamento, e 70% dos internados desenvolvem complicações graves.

A carta aberta apela, assim, à urgência da inclusão da vacina no PNV, sublinhando que a prevenção é a melhor estratégia para reduzir a carga sobre os serviços de saúde e melhorar a saúde da população portuguesa.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights