Surto do vírus Marburg no Ruanda controlado e risco de propagação é “quase nulo”

11 de Outubro 2024

O surto do vírus de Marburg no Ruanda está agora "sob controlo" e o risco de se propagar além fronteiras é "quase nulo", afirmou hoje a agência de saúde da União Africana (UA), o Africa CDC.

“A epidemia no Ruanda está sob controlo”, afirmou o diretor-geral do Africa CDC, Jean Kaseya, durante uma conferência de imprensa ‘online’.

O Ruanda, um pequeno país na região dos Grandes Lagos, registou 58 casos de pessoas infetadas com o vírus e 13 mortes, disse o ministro da Saúde do Ruanda, Sabin Nsanzimana, durante a conferência de imprensa.

Sabin Nsanzimana afirmou que 12 pessoas recuperaram e mais de 2.700 foram testadas.

“Estimámos e calculámos uma taxa de mortalidade de cerca de 22% durante os testes e queremos que esta taxa seja tão baixa quanto possível”, acrescentou o ministro.

A epidemia de Marburg foi anunciada no Ruanda em 28 de setembro e uma campanha de vacinação, com uma vacina experimental, foi lançada no fim de semana passado.

Com uma taxa de mortalidade que pode atingir os 88%, este vírus altamente perigoso provoca uma febre alta, frequentemente acompanhada de hemorragias que afetam vários órgãos.

Numa atualização sobre o estado do surto, realizada quarta-feira, Kaseya sublinhou que “não foram registados novos casos ou mortes no Ruanda”, por isso, esperam que o país saia “da epidemia muito em breve”.

O risco de propagação do vírus para além das fronteiras do Ruanda é “quase nulo”, acrescentou.

“É 95% certo que o risco de propagação da doença fora do Ruanda é nulo”, insistiu.

Na segunda-feira, os Estados Unidos da América desaconselharam os norte-americanos a viajar para o Ruanda devido à presença do vírus de Marburg.

Este vírus é um membro da família dos filovírus, que inclui também o vírus Ébola, que já causou várias epidemias mortais em África.

Os animais podem transmiti-lo aos primatas que vivem perto deles, incluindo os seres humanos.

A transmissão entre humanos ocorre através do contacto com sangue ou outros fluidos corporais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights