Um livro sobre o surgimento e estruturação do associativismo que se constitui como um retrato da evolução do setor e da profissão.
A obra leva-nos por uma viagem sobre o movimento associativo farmacêutico para, “através do estudo e análise da ação Grémio Nacional das Farmácias, organismo regulador que integrou a organização corporativa do Estado Novo a partir do final da década de 30, compreender a importância económica, social e política das farmácias em Portugal”.
O livro é uma parceria entre a Associação Nacional das Farmácias, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, o Arquivo Histórico das Farmácias e o Museu da Farmácia, e nasce de um projeto de investigação suportado no tratamento arquivístico do acervo documental do Grémio Nacional das Farmácias existente na ANF.
Ana Paula Pires, autora da obra é doutorada em história pela Universidade Nova de Lisboa e professora na Universidade dos Açores. É membro da direção do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH e coordenadora do grupo “Economia, Sociedade, Património e Inovação” da mesma instituição.
O lançamento do livro será apresentado por Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias e João Neto, diretor do Museu da Farmácia e marca o arranque das Comemorações dos 50 anos da ANF, com a abertura da Cápsula do Tempo “Farmácia 2075”.
Durante um ano, até outubro de 2025, a cápsula irá recolher a visão, amplamente participada, do que será a farmácia daqui a 50 anos e será aberta em 2075, no Museu da Farmácia.
“Grémio Nacional das Farmácias – Corporativismo e Saúde” está disponível para aquisição na loja do Museu da Farmácia, em Lisboa, e também online.
NR/HN
0 Comments