Economia portuguesa caiu 7,6% em 2020

2 de Fevereiro 2021

O Produto Interno Bruto (PIB) português contraiu 7,6% em 2020, após uma contração de 5,9% no quarto trimestre, de acordo com uma estimativa rápida divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“No conjunto do ano 2020, o PIB registou uma contração de 7,6% em volume (crescimento de 2,2% em 2019), a mais intensa da atual série de Contas Nacionais, refletindo os efeitos marcadamente adversos da pandemia covid-19 na atividade económica”, pode ler-se na nota hoje divulgada pelo INE.

O Governo apontava para uma contração económica de 8,5%, ao passo que a Comissão Europeia e o Conselho das Finanças Públicas esperavam uma queda de 9,3% do PIB, estando o Fundo Monetário Internacional mais pessimista (-10,0%).

Mais otimistas estavam o Banco de Portugal (BdP) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que apontaram para uma queda do PIB de 8,1% e 8,4%, respetivamente.

De acordo com o INE, “a procura interna apresentou um expressivo contributo negativo para a variação anual do PIB, após ter sido positivo em 2019, devido, sobretudo, à contração do consumo privado”.

Também o contributo da procura externa líquida “foi mais negativo em 2020, verificando-se reduções intensas das exportações e importações de bens e de serviços, com destaque particular para a diminuição sem precedente das exportações de turismo”.

Relativamente ao quarto trimestre do ano passado, o PIB registou uma queda de -5,9% face ao mesmo período do ano passado, depois da quebra de 5,7% no terceiro trimestre.

“O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB foi menos negativo que o observado no 3.º trimestre, refletindo, em larga medida, a diminuição menos intensa do investimento, apesar da redução mais pronunciada do consumo privado”, explica o INE na estimativa rápida a 30 dias hoje conhecida.

Já “a procura externa líquida apresentou um contributo mais negativo no 4.º trimestre, verificando-se uma contração mais intensa das exportações de bens e serviços que a observada nas importações de bens e serviços”.

Na comparação direta (em cadeia) com o terceiro trimestre do ano passado, o quarto trimestre registou uma ligeira subida do PIB em volume (0,4%), “após as fortes variações de sinal oposto nos trimestres anteriores (-13,9% e +13,3% no segundo e terceiro trimestres, respetivamente)”, com contributos positivos da procura interna e externa líquida.

A estimativa hoje divulgada pelo INE “incorpora nova informação primária, nomeadamente no que se refere ao comércio internacional de bens e aos indicadores de curto prazo relativos ao 3.º trimestre de 2020”, sem que isso implique revisões nos números desse trimestre.

“Os resultados detalhados das Contas Nacionais Trimestrais do 4.º trimestre de 2020 serão divulgados no próximo dia 26 de fevereiro de 2021”, refere ainda o INE na nota de hoje.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Axel Cleeremans sobre o tema do 14º Simpósio da Fundação BIAL: “ A criatividade está na origem de todas as grandes realizações humanas”

No âmbito do 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, que vai ter lugar entre os dias 3 e 6 de abril de 2024, na Casa do Médico, no Porto, o presidente da Comissão Organizadora destacou a abordagem interdisciplinar ao tema criatividade, com perspetivas de psicólogos, filósofos, neurocientistas e artistas. Em entrevista ao nosso jornal, o responsável sublinhou que “a combinação de excelentes oradores e temas inovadores” tem contribuído “para o elevado nível científico e o merecido sucesso que os nossos simpósios têm alcançado até à data”. Em janeiro serão divulgados, nos canais da Fundação (website e redes sociais), o programa completo do simpósio e informações sobre as inscrições.

SNS quer recuperar atraso de Portugal na robotização cirúrgica

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) apontou hoje como meta recuperar o atraso de Portugal face a outros países europeus na robotização cirúrgica, apostando no objetivo de vir a ter um robot por cada 350 mil habitantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights