Crianças e jovens saudáveis não devem ser vacinados, especialistas alegam que “não vai resolver o problema”

26 de Julho 2021

Ainda não se sabe qual será a decisão das autoridades de saúde, mas a medida de vacinar crianças e jovens é uma matéria envolta em polémica que preocupa os peritos. Um grupo de trinta especialistas de diferentes áreas de especialidade - entre os quais se incluem a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, o vice-presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia e diversos professores catedráticos - alertam, em declaração enviada aos órgãos de comunicação social, para potenciais eventos cardíacos em jovens saudáveis com menos de 18 anos. 

Contactados pelo nosso jornal, e sob anonimato, alguns dos signatários dão conta das razões da iniciativa e ameaçam recorrer aos tribunais caso a decisão do Governo de vacinar crianças e jovens saudáveis venha a ocorrer, de acordo com o anunciado pelo primeiro-ministro no início do discurso no Estado da Nação no passado dia 21.

Do ponto de vista dos especialistas não vale a pena “tapar o sol com a peneira”, alegando que a imunização deste grupo “não vai resolver o problema”, uma vez que “as vacinas não impedem a transmissão [do vírus]”. A falta de certezas sobre a sua eficácia deveria suscitar a adoção do princípio da precaução e não vacinar até que existam estudos que sustentem a segurança do medicamento, dissipando dúvidas sobre a sua utilização neste grupo etário.

Ao HealthNews um dos especialistas lamenta que o Governo não oiça as opiniões científicas e que utilize a vacinação dos menores de 18 anos como uma arma política para desviar atenções. O signatário remeteu para dados científicos que apontam para casos de inflamações cardíacas, ainda que raras, em jovens vacinados contra o SARS-CoV-2. A vacinação em crianças e adolescentes saudáveis poderá despertar episódios de miocardite e pericardite.

Na sequência do anuncio do primeiro-ministro, na semana passada sobre a intenção de vacinar os mais novos, a  ‘Task Force’ garantiu já existirem condições para vacinar jovens com mais de 12 anos. As primeiras doses da vacina poderão começar a ser administradas já no próximo mês de agosto.

Declaração e lista de signatários Aqui.

HN/MMM/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights