Câmara de Guimarães aprova contrato para construção de unidade de Saúde de 1,2 ME

22 de Março 2021

A câmara de Guimarães aprovou hoje um contrato-programa para a construção de uma nova Unidade de Saúde em Moreira de Cónegos, uma obra estimada em 1,2 milhões de euros, comparticipada em 85% com fundos europeus.

No final da reunião do executivo, o presidente daquela autarquia do distrito de Braga, Domingos Bragança, salientou que o contrato-programa aprovado, assinado entre a câmara de Guimarães e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), “vai permitir a construção de uma estrutura muito importante e necessária em Moreira de Cónegos, dada a localização geográfica da vila e o conjunto de população que servirá”.

Na base do referido contrato está a aprovação, em julho de 2018, de um protocolo tripartido entre o município de Guimarães, a ARS Norte e o Hospital Senhora da Oliveira, que previa uma comparticipação municipal ao Hospital até 1.15 milhões de euros, destinada à requalificação da Urgência hospitalar e que firmava o compromisso de construir a Unidade de Saúde de Moreira de Cónegos por parte da ARS.

No entanto, a assinatura daquele protocolo não foi necessária uma vez que a intervenção na Urgência do Hospital Nossa Senhora de Oliveira foi executada pelo Governo.

Neste contexto, a ARS – Norte propôs a celebração de um contrato-programa para a construção da Unidade de Saúde em Moreira de Cónegos no qual a autarquia avança com cedência do direito de superfície em terrenos localizados no Lugar de Aviascos (7540 m2) e no Lugar da Laje (4104 m2), a elaboração do projeto de execução da obra, a promoção da execução da empreitada de construção e a aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento da valência.

A construção da nova Unidade de Saúde de Moreira de Cónegos deverá beneficiar de fundos europeus, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), de 85% do valor total.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights