O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, uma iniciativa da Associação Dignitude, foi distinguido como um dos vencedores do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2024. Este reconhecimento traduz-se num apoio financeiro de 50 mil euros, que permitirá ao programa auxiliar 410 beneficiários em situação de pobreza no acesso a medicamentos essenciais durante um ano.
O principal foco de atuação será a União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares, em Vila Nova de Gaia, embora o apoio se estenda a beneficiários de todo o país. Paula Dinis, Presidente da Associação Dignitude, expressou gratidão pelo prémio, destacando a importância deste apoio para a continuidade do programa na assistência a pessoas em situação de pobreza e exclusão social.
O Programa abem: tem como objetivo proporcionar acesso digno a medicamentos prescritos para aqueles que não têm capacidade financeira para os adquirir. Até outubro de 2024, o programa já beneficiou mais de 38.700 pessoas, contribuindo para a dispensa de quase três milhões de embalagens de medicamentos.
Os beneficiários do programa são cidadãos em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias. Estas entidades fazem parte de uma rede colaborativa presente em todo o país. O processo é simples: o beneficiário recebe um Cartão abem:, que pode ser apresentado numa farmácia para obter os medicamentos comparticipados prescritos, sem custos.
A Associação Dignitude, fundada em 4 de novembro de 2015 em Coimbra, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social dedicada ao desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social. Entre os seus Associados Promotores estão a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias.
O Programa abem: está presente em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas, e opera através de uma rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. O custo dos medicamentos é coberto pelo Fundo Solidário, inteiramente dedicado à comparticipação de medicamentos para os beneficiários do programa.
Para apoiar esta iniciativa, qualquer pessoa ou entidade pode fazer um donativo ao Programa abem: através de MB WAY ou transferência bancária.
PR/HN/MMM
0 Comments