Rede Solidária do Medicamento vence Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2024

25 de Novembro 2024

Associação Dignitude recebe 50 mil euros para apoiar 410 pessoas em situação de pobreza no acesso a medicamentos essenciais durante um ano, através do Programa abem

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, uma iniciativa da Associação Dignitude, foi distinguido como um dos vencedores do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2024. Este reconhecimento traduz-se num apoio financeiro de 50 mil euros, que permitirá ao programa auxiliar 410 beneficiários em situação de pobreza no acesso a medicamentos essenciais durante um ano.
O principal foco de atuação será a União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares, em Vila Nova de Gaia, embora o apoio se estenda a beneficiários de todo o país. Paula Dinis, Presidente da Associação Dignitude, expressou gratidão pelo prémio, destacando a importância deste apoio para a continuidade do programa na assistência a pessoas em situação de pobreza e exclusão social.
O Programa abem: tem como objetivo proporcionar acesso digno a medicamentos prescritos para aqueles que não têm capacidade financeira para os adquirir. Até outubro de 2024, o programa já beneficiou mais de 38.700 pessoas, contribuindo para a dispensa de quase três milhões de embalagens de medicamentos.
Os beneficiários do programa são cidadãos em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias. Estas entidades fazem parte de uma rede colaborativa presente em todo o país. O processo é simples: o beneficiário recebe um Cartão abem:, que pode ser apresentado numa farmácia para obter os medicamentos comparticipados prescritos, sem custos.
A Associação Dignitude, fundada em 4 de novembro de 2015 em Coimbra, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social dedicada ao desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social. Entre os seus Associados Promotores estão a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias.
O Programa abem: está presente em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas, e opera através de uma rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. O custo dos medicamentos é coberto pelo Fundo Solidário, inteiramente dedicado à comparticipação de medicamentos para os beneficiários do programa.
Para apoiar esta iniciativa, qualquer pessoa ou entidade pode fazer um donativo ao Programa abem: através de MB WAY ou transferência bancária.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This