Infeciologistas desafiados a melhorar cuidados a doentes imunocomprometidos no SNS

5 de Dezembro 2024

SPDMIC lança Bolsa de Inovação para implementar percurso integrado de imunização de doentes imunocomprometidos nas ULS. Candidaturas abertas até 20 de janeiro de 2025

A Sociedade Portuguesa de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica (SPDMIC) lançou uma iniciativa para melhorar o acompanhamento de doentes imunocomprometidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os Serviços de Infeciologia das Unidades Locais de Saúde (ULS) podem candidatar-se a uma Bolsa de Inovação para implementar um percurso integrado de imunização destes pacientes.
O projeto, que conta com o apoio da AstraZeneca e consultoria da nobox, visa promover uma maior articulação entre as diferentes especialidades e níveis de cuidados que acompanham esta população vulnerável, cujo número tem crescido progressivamente nos últimos anos1.
Joaquim Oliveira, Presidente da SPDMIC, destaca a importância do papel do infeciologista neste contexto: “Tem sido crescente o número de doentes imunocomprometidos a serem seguidos nos cuidados de saúde, com necessidades específicas em termos de vacinação, onde o infeciologista pode ter um papel fundamental, quer no apoio a outras especialidades, quer como gestor do percurso de vacinação destes doentes nas Unidades Locais de Saúde”.
A equipa vencedora receberá um programa exclusivo de consultoria de 60 horas com a nobox, empresa especializada na implementação de projetos de inovação no setor da saúde. Diogo Silva, médico e cofundador da nobox, afirma que esta é uma oportunidade para redesenhar por completo a jornada e a experiência do doente imunocomprometido nos cuidados de saúde.
As candidaturas estão abertas até 20 de janeiro de 2025 e devem incluir uma caracterização detalhada da situação atual na imunização dos doentes imunocomprometidos, identificação de oportunidades e desafios, bem como a equipa responsável pelo projeto.
Esta iniciativa representa um passo importante na melhoria dos cuidados prestados a uma população cada vez mais significativa no SNS, promovendo uma abordagem mais coordenada e eficaz na gestão da sua saúde.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights