Católica Medical School na vanguarda da investigação de lesões medulares

9 de Dezembro 2024

Isaura Martins, da Católica Medical School, recebe prémio da Wings for Life Foundation pela investigação inovadora sobre o papel dos péricitos na reparação de lesões na medula espinal.

Isaura Martins, da Católica Medical School, foi distinguida pela Wings for Life Foundation pelo seu trabalho inovador sobre o papel dos pericitos na reparação de lesões medulares.

Isaura Martins, líder de um grupo de investigação na Católica Medical School e no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), recebeu um prestigiado prémio de investigação da Wings for Life Foundation.

O prémio reconhece o seu trabalho inovador sobre o papel de um subconjunto de pericitos na reparação e regeneração de lesões na medula espinal. A investigadora iniciou este estudo durante o seu pós-doutoramento no Gulbenkian Institute for Molecular Medicine (GIMM), no laboratório de Leonor Saúde.

Atualmente, no CIIS, Martins lidera uma investigação focada em compreender como os pericitos, células que envolvem os vasos sanguíneos, podem contribuir para a reparação do tecido medular após uma lesão. Recentemente, Martins identificou uma proteína chamada MYLIP, expressa exclusivamente pelos pericitos após uma lesão.

O objetivo atual da sua investigação é entender como estes pericitos que expressam MYLIP interagem com o microambiente da medula espinal e influenciam processos-chave característicos da lesão medular, como a inflamação.

O prémio da Wings for Life Foundation não só reconhece a importância desta investigação, mas também contribuiu para o estabelecimento do novo grupo de investigação de Martins na Católica Medical School.

Este financiamento permitirá aprofundar o estudo sobre como as células vasculares e perivasculares contribuem para a reparação da medula espinal após lesão. Esta distinção reforça o potencial da investigação de Martins para transformar a vida de milhões de pessoas afetadas por lesões na medula espinal em todo o mundo, oferecendo esperança para o desenvolvimento de novos tratamentos e possíveis curas para esta condição devastadora.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights