Sudão: Mais de 1.300 mortes por cólera desde agosto e quase 50.000 casos detetados

2 de Janeiro 2025

Pelo menos 1.316 pessoas morreram de cólera no Sudão desde agosto e foram registados 49.544 casos, numa conjuntura de crise sanitária agravada pela guerra civil que assola o país, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Estes números foram atualizados e anunciados depois de o ministério ter referido que foram detetados 34 novos casos de cólera na quarta-feira, sem mortes.

Apesar destes números, o organismo salientou que as taxas de infeção estão a diminuir, assim como as admissões nos centros de isolamento.

No dia 12 de agosto, as autoridades sudanesas declararam a cólera como uma epidemia no país.

Esta epidemia coincide com o sofrimento contínuo devido à guerra entre o exército sudanês e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido desde 15 de abril de 2023, que causou mais de 20.000 mortos e mais de 14 milhões de deslocados internos e refugiados, segundo as Nações Unidas.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights