ESEnfC e ULS de Coimbra investem 40.000 euros em investigação clínica conjunta

4 de Fevereiro 2025

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a Unidade Local de Saúde de Coimbra assinaram um acordo de parceria para financiar projetos conjuntos de investigação clínica, visando promover a inovação e melhorar os cuidados e o ensino em Enfermagem.

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra firmaram hoje um acordo de parceria inovador que promete impulsionar a investigação clínica na área da Enfermagem. As duas instituições comprometeram-se a investir um total de 40.000 euros em projetos de investigação conjuntos, com cada entidade a contribuir com metade deste montante.

Este acordo, assinado pelos presidentes Fernando Amaral da ESEnfC e Alexandre Lourenço da ULS de Coimbra, estabelece uma cooperação científica e humana por tempo indeterminado. O objetivo principal é fomentar projetos inovadores com uma dimensão multidisciplinar, cujos resultados beneficiem não só os utentes, mas também a comunidade académica e a sociedade em geral.
A parceria visa ainda aproximar os cuidados de saúde primários e hospitalares ao meio académico, promovendo a troca de experiências, perfis e especializações entre profissionais. Esta iniciativa permitirá a criação de equipas mistas, compostas por profissionais de ambas as instituições, que poderão submeter os seus projetos de investigação a um concurso que será lançado em breve.

Fernando Amaral, Presidente da ESEnfC, enfatizou a importância desta colaboração, afirmando que “o desenvolvimento da investigação tem de ser realizado a partir das situações reais, para que se possa passar da exemplaridade à regularidade das ações”. Ele sublinhou ainda que a aproximação da academia aos contextos práticos é indispensável para o avanço da investigação em Enfermagem.

Por sua vez, Alexandre Lourenço, Presidente da ULS de Coimbra, destacou que esta parceria está alinhada com a missão da instituição de prestar cuidados de saúde integrados e de elevada qualidade, centrados nas pessoas. Ele acrescentou que “fomentar a investigação em cuidados de Enfermagem é fundamental para concretizarmos essa missão e reforçarmos a nossa visão de sermos a unidade de saúde portuguesa com melhor serviço ao cidadão, inovação na prestação de cuidados, e satisfação profissional”.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights