A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra firmaram hoje um acordo de parceria inovador que promete impulsionar a investigação clínica na área da Enfermagem. As duas instituições comprometeram-se a investir um total de 40.000 euros em projetos de investigação conjuntos, com cada entidade a contribuir com metade deste montante.
Este acordo, assinado pelos presidentes Fernando Amaral da ESEnfC e Alexandre Lourenço da ULS de Coimbra, estabelece uma cooperação científica e humana por tempo indeterminado. O objetivo principal é fomentar projetos inovadores com uma dimensão multidisciplinar, cujos resultados beneficiem não só os utentes, mas também a comunidade académica e a sociedade em geral.
A parceria visa ainda aproximar os cuidados de saúde primários e hospitalares ao meio académico, promovendo a troca de experiências, perfis e especializações entre profissionais. Esta iniciativa permitirá a criação de equipas mistas, compostas por profissionais de ambas as instituições, que poderão submeter os seus projetos de investigação a um concurso que será lançado em breve.
Fernando Amaral, Presidente da ESEnfC, enfatizou a importância desta colaboração, afirmando que “o desenvolvimento da investigação tem de ser realizado a partir das situações reais, para que se possa passar da exemplaridade à regularidade das ações”. Ele sublinhou ainda que a aproximação da academia aos contextos práticos é indispensável para o avanço da investigação em Enfermagem.
Por sua vez, Alexandre Lourenço, Presidente da ULS de Coimbra, destacou que esta parceria está alinhada com a missão da instituição de prestar cuidados de saúde integrados e de elevada qualidade, centrados nas pessoas. Ele acrescentou que “fomentar a investigação em cuidados de Enfermagem é fundamental para concretizarmos essa missão e reforçarmos a nossa visão de sermos a unidade de saúde portuguesa com melhor serviço ao cidadão, inovação na prestação de cuidados, e satisfação profissional”.
PR/HN/MM
0 Comments