As mulheres gerem atualmente cerca de 32 biliões de dólares em despesas globais e prevê-se que controlem 75% das despesas discricionárias a nível mundial nos próximos cinco anos. No entanto, um estudo recente da Boston Consulting Group (BCG) intitulado “The $32 Trillion Opportunity in Women-Focused Products and Services” revela que as empresas não estão a satisfazer adequadamente as necessidades das mulheres, especialmente em setores-chave como os cuidados de saúde, serviços financeiros e bens de consumo.
Setores com Maior Lacuna
Cuidados de Saúde
Apesar de 66% das mulheres serem responsáveis pela maioria das decisões relativas aos cuidados de saúde no agregado familiar, apenas 41% acreditam que existem serviços suficientes para atender às suas preocupações de saúde específicas. As mulheres priorizam cuidados de qualidade (87%), consultas atempadas (82%), acessibilidade (82%) e cuidados isentos de preconceitos (76%).
Setor Financeiro
As mulheres contribuem com cerca de 5 biliões de dólares para o património global anualmente e tendem a preocupar-se mais do que os homens com questões financeiras como dívidas e planeamento da reforma. No entanto, apenas 46% das mulheres afirmam que os produtos e serviços financeiros atendem às suas necessidades.
Bens de Consumo
Embora a satisfação seja maior neste setor, com 66% e 64% das mulheres afirmando que os bens de supermercado e os produtos de cuidado e beleza, respetivamente, atendem às suas necessidades, ainda existe espaço para melhorias.
Recomendações para as Empresas
A BCG sugere que as empresas se concentrem em três elementos essenciais para aproveitar esta oportunidade de mercado:
- Conveniência: Determinar se o produto ou serviço atende a uma necessidade funcional ou emocional não satisfeita das mulheres.
- Viabilidade: Desenvolver um modelo de negócio claro e uma estratégia de investimento que demonstre o potencial de sucesso do produto ou serviço.
- Exequibilidade: Avaliar como implementar a ideia com sucesso, considerando mudanças operacionais, estratégias de distribuição e abordagens ao serviço ao cliente.
Além disso, o estudo enfatiza a importância da representatividade feminina em todos os níveis da organização, especialmente em posições de liderança, para garantir uma compreensão mais profunda das necessidades das mulheres.
PR/HN/MM
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