Carlos Calhaz Jorge Eleito Presidente do CNPMA

7 de Março 2025

Carlos Calhaz Jorge, especialista em Obstetrícia e Ginecologia, foi eleito presidente do CNPMA, liderando a regulamentação da PMA em Portugal até 2028.

Carlos Calhaz Jorge, até recentemente vice-presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), foi eleito presidente deste órgão regulador, sucedendo a Carla Rodrigues, que assumiu funções governamentais. Sérgio Manuel Madeira Jorge Castedo foi eleito vice-presidente na mesma ocasião. O novo presidente destaca a importância de garantir acesso equitativo à PMA, sem barreiras económicas ou sociais, e assegurar que os cuidados sejam de qualidade no Serviço Nacional de Saúde.

Atualmente, muitos casais do Alentejo e Algarve enfrentam desafios logísticos significativos, tendo de viajar centenas de quilómetros até Lisboa para acessar centros de PMA. Carlos Calhaz Jorge reafirma o compromisso do CNPMA em cumprir os mais altos padrões de segurança, eficácia e ética na PMA.

Com uma carreira destacada na Medicina da Reprodução, Carlos Calhaz Jorge é professor catedrático jubilado e possui um doutoramento em endometriose. Foi presidente da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE) entre 2021 e 2023 e liderou a Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução.

O CNPMA é uma autoridade independente que regula a PMA em Portugal, monitorizando a evolução científica e ética das técnicas. O órgão é composto por nove especialistas, com mandatos de cinco anos, eleitos pela Assembleia da República e nomeados pelo Governo. Carlos Calhaz Jorge promete continuar a monitorizar a legislação e propor melhorias para proteger os direitos dos casais que recorrem à PMA.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Diagnóstico e tratamento da demência em destaque no Hospital CUF Porto

Com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde sobre as mais recentes inovações no diagnóstico e tratamento de queixas cognitivas e demência, a Unidade da Memória e a Unidade da Família do Hospital CUF Porto, em conjunto com a CUF Academic Center, realizam o Curso em Queixas Cognitivas e Demência, nos dias 11 e 12 de julho, no Hospital CUF Porto.

Despiste na A2 provoca um morto e um ferido grave em Ourique

Uma mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido hoje, na sequência do despiste de uma viatura ligeira de passageiros na Autoestrada 2 (A2), junto a Ourique, distrito de Beja, disseram fontes da GNR e Proteção Civil.

Monitorização da Oferta Alimentar em Meio Escolar

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral da Educação (DGE) publicaram os resultados da segunda avaliação à implementação do Despacho n.º 8127/2021, de 17 de agosto, que regula a oferta alimentar nos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública.

MAIS LIDAS

Share This