Seis urgências de Ginecologia/Obstetrícia e duas de Pediatria fechadas hoje

15 de Março 2025

Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e duas de Pediatria, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, estão hoje encerradas, segundo as escalas dos Serviços de Urgências do Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com os dados do Portal do SNS, estão encerradas as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta (Almada), do Hospital Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), do Hospital São Bernardo (Setúbal), do Hospital Vila Franca de Xira, do Hospital Santo André (Leiria) e do Hospital Amadora-Sintra (Obstetrícia).

Durante o fim de semana vão estar encerradas as urgências pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e do Hospital de Vila Franca de Xira.

A urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra vai estar referenciada, no fim de semana, entre as 00:00 e as 08:00 e entre as 20:00 e a meia-noite, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.

De acordo com a informação que é atualizada pelos hospitais, prevê-se o encerramento de cinco urgências de Ginecologia e Obstetrícia no domingo.

Neste dia, serão reabertas as urgências destas especialidades no Hospital Vila Franca de Xira e do Hospital Amadora-Sintra, mas encerram as do Hospital Distrital das Caldas da Rainha.

No total, estão hoje abertas 130 urgências, 30 estão abertas no âmbito do projeto-piloto que obriga as utentes a ligarem para a Linha SNS 24 antes de se dirigirem ao hospital, uma vai estar referenciada e oito fechadas.

Já no domingo, as escalas preveem a abertura de 129 urgências, 32 vão estar abertas no âmbito do projeto-piloto, uma vai estar referenciada e sete estarão fechadas.

No portal do Serviço Nacional de Saúde é feito o apelo aos utentes para que contactem a linha SNS 24 (800 24 24 24) antes de se dirigirem às urgências.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights