Brasileira Fiocruz lança inteligência artificial para auxilio clínico

25 de Março 2025

A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) anunciou a criação de uma inteligência artificial destinada a auxiliar no registo de pesquisas clínicas.

Intitulada de Rebec@ é, segundo a instituição a primeira iniciativa do género no mundo.

“Ela poderá responder adequadamente sobre documentos e prazos considerados válidos para submissão de registos, tipos de estudos, regras para aprovação e até sobre como se tornar voluntário para pesquisas”, lê-se no comunicado.

Conectada a uma base de aprendizagem atualizada em regulação, a Rebec@ funcionará 24 horas por dia, de acordo com a Fiocruz.

“Queremos realizar um lançamento global dessas inovações em 20 de maio, Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, como parte da programação da rede ICTRP na 78.ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra”, frisou a vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Maria de Lourdes Aguiar Oliveira.

A responsável garantiu ainda que todos os serviços continuarão gratuitos para o público.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tratamento intensivo não reduz eventos cardiovasculares em mulheres

Um estudo apresentado no ACC.25 revelou que uma terapia intensiva com três medicamentos não reduziu significativamente os eventos cardiovasculares graves em mulheres com sintomas de isquemia sem obstruções nas artérias coronárias. A pesquisa pode orientar futuras estratégias para tratar esta condição prevalente.

A saúde eleitoral

Mário André Macedo
Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights