Artigo acessível apenas a profissionais de saúde.
A intervenção de Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública, no Health Re:Design Summit, destacou a urgência de repensar e redesenhar o sistema de saúde português, valorizando o papel dos estudantes e a colaboração multissetorial para uma saúde mais sustentável e centrada nas pessoas.
No Health Re:Design Summit, Vitor Ramos, Presidente do Conselho Nacional de Saúde, salientou hoje a necessidade de consensos e compromissos para revitalizar o sistema, defendendo o papel central da saúde local.
Rosário Trindade, Diretora de Assuntos Corporativos e Acesso ao Mercado da AstraZeneca, defendeu hoje no Health Re:Design Summit, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a necessidade de uma colaboração mais estruturada e responsável entre setor público e privado para garantir o acesso equitativo à saúde em Portugal.
Na sua intervenção no Health Re:Design Summit, realizado hoje na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Pita Barros, Professor Catedrático da NOVA SBE, alertou para os riscos da fragmentação institucional no sistema de saúde português e defendeu a necessidade de clarificar responsabilidades para garantir melhores resultados em saúde.
De 21 a 25 de setembro de 2025, líderes, estudantes e profissionais portugueses da saúde vão conhecer de perto o sistema de saúde dos Países Baixos, numa visita promovida pela ENSP NOVA e APDH, focada em inovação, governação e colaboração internacional.
Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional, defendeu hoje no Health Re:Design Summit, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a urgência de uma estratégia nacional para garantir a sustentabilidade do SNS perante o envelhecimento da população e a pressão da inovação.
O Observatório de Violência Obstétrica em Portugal (OVO PT) exigiu hoje um investimento “urgente e sustentado” na saúde maternoinfantil, incluindo a reabertura e o funcionamento pleno das urgências de obstetrícia, na sequência do agravamento da mortalidade infantil.
O presidente da comissão parlamentar de inquérito ao incêndio no Hospital Divino Espírito Santo (HDES) defendeu hoje que aquela comissão está a “prestar um bom serviço à democracia açoriana”, após uma visita à unidade de saúde.
Os administradores hospitalares alertaram hoje que a rede de apoio social “é absolutamente insuficiente” para responder ao crescente número de pessoas que recorrem às urgências em busca de abrigo e comida, defendendo a sua reestruturação e capacitação.
O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes apelou hoje a um “entendimento estratégico” dos dois maiores partidos na área da Saúde, defendendo que a Lei de Bases tenha “valor reforçado” e obrigue a consenso alargado no parlamento.
0 Comments