Montenegro: Governo não prescinde de parcerias na área da saúde

31 de Março 2025

O primeiro-ministro disse hoje não prescindir do modelo de parcerias com as instituições sociais e privadas na área da saúde para resolver os problemas das populações não abrangidas pela rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Nós não prescindimos das instituições sociais que oferecem serviços de saúde. Nós não prescindimos das instituições privadas que são complementares. Nós não prescindimos disso, mas não é para fazer nenhum favor nem às instituições sociais nem às instituições privadas. É para servir o interesse das pessoas”, afirmou.

Luís Montenegro falava na sessão de inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) Feira Sul, em Milheirós de Poiares, uma das três que inaugurou esta manhã neste concelho do distrito de Aveiro.

O primeiro-ministro referiu-se às parcerias com os privados e com as instituições sociais como um princípio do seu Governo para ajudar a complementar a rede do SNS.

“Nós não abdicamos de ter USF e de ter a resposta do SNS, mas quando e onde nós não tivermos essa capacidade, nós não viramos as costas à capacidade que a sociedade tem para nos poder ajudar a resolver o problema”, explicou.

Montenegro lembrou ainda as duas medidas que o seu Governo tomou para motivar os profissionais de saúde, nomeadamente a valorização das carreiras e a melhoria das condições de trabalho.

“Tenho um profundíssimo respeito por quem trata da vida dos outros, por quem tem que lidar com a ida dos outros e tem que explicar aos outros o que tem de fazer para preservar a sua saúde. Isso é um trabalho de uma dimensão humana tal que nós temos obrigação de tratar bem as carreiras e dar boas condições de trabalho para as pessoas terem mais capacidade de cumprir bem esta tarefa”, afirmou

Apesar de tudo, reconheceu que ainda muitos desafios pela frente na área da saúde, lembrando que há muitos portugueses que esperam tempo demais para ter uma consulta e uma cirurgia, mas adiantou que há muitos problemas que estão “num processo de resolução”.

“Há um ano quando chegámos ao Governo esses eram assuntos que eram altamente perturbadores (…) Não está tudo resolvido, mas está muita coisa num processo de resolução”, referiu, dando como exemplo o encurtamento dos tempos de espera para ter uma resposta de acesso à consulta e de acesso à cirurgia, em particular nas doenças oncológicas.

No final da visita à unidade de saúde, o primeiro-ministro escusou-se a falar com os jornalistas mas conversou com uma criança que lhe confidenciou que quando fosse grande queria ser professor de matemática, ao que Montenegro respondeu que a Matemática era a sua disciplina favorita.

“Era conhecido como o Luís da Matemática, mas gostava muito ser advogado”, observou, perante os risos das pessoas que ouviam a conversa.

Montenegro inaugurou hoje três USF em Santa Maria da Feira – USF Novo Este, em Canedo, USF de São Paio de Oleiros/Nogueira de Regedoura, e USF Feira Sul, de Milheiró de Poiares, num investimento global de mais de 5,2 milhões de euros.

Duas das unidades já estão a funcionar desde janeiro e a terceira entrou em funcionamento em fevereiro.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights