A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) atingiu um marco notável ao realizar mais de cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens desde o lançamento da campanha “O Dedo Que Adivinha”, em setembro de 2024. Este resultado representa metade do objetivo nacional previsto para os quatro anos de duração do projeto europeu EDENT1FI, que visa identificar precocemente casos de diabetes tipo 1 antes do aparecimento de sintomas.
O rastreio é efetuado através de um teste simples que recolhe uma amostra de sangue por picada no dedo, permitindo detetar sinais iniciais da destruição das células produtoras de insulina no pâncreas. A deteção precoce é crucial para evitar complicações graves e melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens diagnosticados.
A campanha tem sido amplamente apoiada por autarquias, escolas e clubes desportivos, com rastreios realizados em diversas localidades como escolas do Agrupamento Daniel Sampaio, Colégio São João de Brito e Escolas de Loures; clubes desportivos como as Escolas de Futebol do Benfica e Sporting; e eventos como o Vital Sport da Decathlon. Recentemente, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Baixo Alentejo juntou-se à ULS de Matosinhos na parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), expandindo ainda mais o alcance da iniciativa.
PR/HN/MM
0 Comments