SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

8 de Abril 2025

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o "Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave", visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) apresenta uma iniciativa inovadora com a criação do “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave (UAG)”. Este documento estabelece os critérios necessários para que estas unidades sejam reconhecidas oficialmente como centros especializados e diferenciados no tratamento da asma grave em Portugal.

Segundo o estudo Epi-Asthma, estima-se que existam cerca de 570.000 adultos com asma no país, dos quais 17% apresentam asma de difícil controlo e 5% sofrem de asma grave. Apesar da proporção relativamente baixa, os doentes com asma grave representam uma carga significativa nos custos de saúde devido à complexidade e gravidade da doença.

O guia elaborado pela SPAIC tem como principais objetivos melhorar o atendimento clínico aos doentes com asma grave através da unificação de critérios de boas práticas, facilitar o acesso ao tratamento especializado, promover a investigação científica nesta área e aumentar a educação dos doentes asmáticos. A formação adequada é destacada como essencial para melhorar a adesão às terapias e o controlo da doença.

A certificação das UAG reflete o compromisso da SPAIC com a excelência na prática clínica e com a inovação científica. A missão é transformar estas unidades numa referência no panorama da Imunoalergologia em Portugal, proporcionando um impacto positivo na qualidade de vida dos doentes e na gestão desta condição crónica.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights