No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, assinalado hoje, o projeto “saBeR mais ContA” lançou uma nova campanha de sensibilização para a componente hereditária de vários tipos de cancro, com especial enfoque nas mutações genéticas BRCA1 e BRCA2. Esta iniciativa, apoiada por dez parceiros, entre sociedades médicas e associações de doentes, pretende aumentar a consciencialização sobre o impacto das mutações BRCA no risco de desenvolvimento de cancros do ovário, da mama, da próstata e do pâncreas.
A campanha utiliza uma abordagem humanizada, estabelecendo uma metáfora entre os laços familiares e o risco de transmissão genética destes cancros. O objetivo é informar a população sobre a importância do conhecimento das mutações BRCA, que podem influenciar decisões de tratamento e estratégias de prevenção personalizadas, como cirurgias redutoras de risco e vigilância intensiva.
Estima-se que entre 5 a 10% de todos os cancros tenham origem hereditária. No caso do cancro do ovário, as mutações BRCA1 e BRCA2 são responsáveis por cerca de 15% dos casos, aumentando significativamente o risco de desenvolvimento da doença: até 40-55% para portadoras da mutação BRCA1 e 10-20% para portadoras da mutação BRCA2. Em Portugal, foram registados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022.
O cancro do ovário é conhecido como um tumor silencioso, com sintomas inespecíficos e ausência de programas de rastreio validados, o que contribui para atrasos no diagnóstico e tratamento. O projeto destaca que a literacia em saúde é fundamental para a identificação precoce de casos com risco genético aumentado, permitindo a adoção de medidas preventivas e tratamentos mais eficazes.
A identificação de mutações BRCA não só beneficia o indivíduo, mas também as famílias, já que estas mutações são transmitidas de forma autossómica dominante, com uma probabilidade de 50% de serem passadas à descendência. A deteção precoce permite implementar medidas de prevenção, diagnóstico atempado e até evitar a transmissão a futuras gerações através do Teste Genético Pré-implantação.
O “saBeR mais ContA” reforça, assim, o seu compromisso com a literacia em saúde e a promoção do diagnóstico precoce, contribuindo para a redução da mortalidade associada ao cancro do ovário e outros cancros hereditários, através da divulgação de informação e do envolvimento de múltiplos parceiros da área da saúde.
PR/HN/MM
0 Comments