Artigo acessível apenas a profissionais de saúde.
O presidente do PSD justificou hoje a escolha da sua ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para encabeçar a lista da AD pelo círculo eleitoral de Vila Real, considerando que é “um quadro altamente qualificado”.
A ministra da Saúde disse hoje que o aumento da mortalidade infantil está mais relacionado com a diminuição do investimento na área materno-infatil nos últimos anos do que com o encerramento de urgências de ginecologia e obstetrícia durante 2024.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou hoje que o aumento da mortalidade infantil deve preocupar toda a sociedade, depois de ser noticiado um aumento de 20%.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR) quer que o Tribunal Administrativo e Fiscal aprecie a legalidade das portarias que “excluem o diagnóstico e a prescrição médica para tratamento de reabilitação”, revelou hoje o presidente.
A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) está a promover uma campanha nacional de consciencialização para as Doenças Inflamatórias do Intestino (DII), que afetam mais de 25 mil pessoas em Portugal. Esta iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial das DII, assinalado a 19 de maio, e reforça a urgência de um diagnóstico mais rápido, de um acesso mais equitativo e de um acompanhamento contínuo e multidisciplinar.
Elisabete Pinheiro
Enfermeira Diretora da ULS Braga
Ana Rita Silva
Médica Neurologista da ULS Braga
A Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML) vai realizar o seu I Congresso no próximo dia 24 de maio de 2025, no Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras. Sob o tema “Repensar a Medicina: Inovação, Colaboração e a Saúde do Futuro”, o evento propõe-se a ser um espaço de reflexão e debate sobre os principais desafios da medicina contemporânea.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e os Chefes das Agências de Medicamentos (HMA, na sigla em inglês) publicaram um plano de trabalho conjunto intitulado “Dados e Inteligência Artificial (IA) na regulamentação dos medicamentos até 2028”.
Fernando Vaz 1, Paulo Santos 2
1. Diretor de serviço de oftalmologia do Hospital de Braga
2. Professor de MGF da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
(Os autores são candidatos nestas eleições integrando a Lista A da Secção Regional do Norte)
0 Comments