Sónia Dias defende transformação urgente da saúde pública no Health Re:Design Summit

13 de Maio 2025

A intervenção de Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública, no Health Re:Design Summit, destacou a urgência de repensar e redesenhar o sistema de saúde português, valorizando o papel dos estudantes e a colaboração multissetorial para uma saúde mais sustentável e centrada nas pessoas.

A Reitoria da Universidade Nova de Lisboa foi hoje palco do Health Re:Design Summit, um evento de referência que reuniu os principais stakeholders da saúde em Portugal para debater o futuro do setor, com especial destaque para a intervenção de Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). A sessão, organizada pela Associação de Estudantes da ENSP (AEENSP-NOVA), mobilizou decisores políticos, líderes institucionais, representantes de associações de doentes, profissionais do setor público e privado, e estudantes, num ambiente de diálogo aberto e partilha de soluções inovadoras para os desafios emergentes da saúde pública.

Sónia Dias iniciou a sua intervenção com um agradecimento especial à AEENSP-NOVA, sublinhando o papel fundamental dos estudantes na dinamização do debate e na construção de um setor da saúde mais sustentável, inovador e centrado nas pessoas. “Repensar, redesenhar e reconstruir o sistema de saúde é uma urgência do nosso tempo, mais do que um desafio técnico, político ou económico, é um desafio humano”, afirmou, destacando a importância da coragem, espírito crítico, empatia e liderança para transformar a saúde pública.

A diretora da ENSP salientou que a transformação do setor exige uma abordagem coletiva, baseada em parcerias válidas e diálogo entre todos os intervenientes. “Os desafios que enfrentamos hoje e os que se avizinham obrigam-nos a repensar não só a definição de saúde, mas também a sua operacionalização e a forma como colocamos ao serviço de mais saúde para todos o contributo de cada stakeholder”, frisou Sónia Dias.

O evento, que decorreu ao longo de todo o dia, incluiu sessões sobre políticas de saúde, inovação, liderança e transformação dos sistemas de saúde, contando com a participação de especialistas de instituições como o Conselho Nacional de Saúde, RDP, AstraZeneca, Johnson & Johnson, GSK, NTT Data, ANF, entre outras. Entre os presentes estiveram antigos ministros da Saúde, presidentes de Unidades Locais de Saúde, representantes da administração hospitalar e líderes de associações de doentes, num claro sinal da transversalidade e relevância do encontro.

Sónia Dias destacou ainda o papel da ENSP ao longo de mais de 50 anos de atividade, formando profissionais e líderes reconhecidos nacional e internacionalmente, preparados para responder aos desafios atuais e futuros da saúde global. “Orgulhamo-nos de ser uma escola de referência, acreditada internacionalmente, e de acolher dois centros colaboradores da Organização Mundial da Saúde, um na área da segurança do doente e outro na gestão em saúde, o que reforça o nosso compromisso com os mais elevados padrões científicos e pedagógicos”, recordou.

A responsável da ENSP sublinhou o esforço contínuo da escola em adaptar os currículos às novas competências exigidas pelo futuro, incorporando metodologias inovadoras e as potencialidades das novas tecnologias e da saúde digital. “Estamos a envolver todos os stakeholders na reflexão sobre as adaptações necessárias, apostando em abordagens pedagógicas inovadoras e novas competências, como a literacia em saúde, a equidade no acesso e o direito à saúde para todos”, afirmou.

O Health Re:Design Summit foi também palco do Concurso Científico HRDS2025, que premiou projetos inovadores nas áreas da saúde digital, sustentabilidade, políticas de saúde e equidade, saúde e tecnologia, transformação dos sistemas de saúde e literacia em saúde e envolvimento do doente. Sónia Dias realçou que a inovação não nasce apenas nas grandes instituições, mas muitas vezes em ideias novas e projetos-piloto, e que cabe a todos dar espaço a essas sementes de transformação.

A diretora da ENSP reforçou que a mudança no setor da saúde depende da capacidade de criar pontes entre diferentes áreas e de promover uma cultura de colaboração multissetorial. “Estamos a reunir aqui hoje decisores políticos, profissionais do setor público e privado, associações de doentes, parceiros da indústria, academia e representantes da sociedade civil. Estamos a criar pontes, a fomentar o diálogo, a desafiar ideias feitas. Estamos a fazer o que se espera de uma verdadeira escola de saúde pública”, declarou.

No final da sua intervenção, Sónia Dias dirigiu-se diretamente aos estudantes, reafirmando o compromisso da ENSP em formar profissionais que saibam pensar a saúde como uma construção social, coletiva e interdependente. “A vossa presença ativa, tanto na escola como em vários setores da sociedade, é o que torna a nossa escola viva e nos faz evoluir. Este congresso é mais uma prova da vossa capacidade de mobilização e deixa-me tranquila quanto ao futuro da saúde pública, que está, de facto, em boas mãos”, concluiu.

MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rosário Trindade apela a colaboração estruturada no Health Re:Design Summit

Rosário Trindade, Diretora de Assuntos Corporativos e Acesso ao Mercado da AstraZeneca, defendeu hoje no Health Re:Design Summit, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a necessidade de uma colaboração mais estruturada e responsável entre setor público e privado para garantir o acesso equitativo à saúde em Portugal.

Fragmentação institucional ameaça eficiência do SNS, alerta Pedro Pita Barros

Na sua intervenção no Health Re:Design Summit, realizado hoje na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Pita Barros, Professor Catedrático da NOVA SBE, alertou para os riscos da fragmentação institucional no sistema de saúde português e defendeu a necessidade de clarificar responsabilidades para garantir melhores resultados em saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights