Artigo acessível apenas a profissionais de saúde.
Mário André Macedo
Enfermeiro e Gestor Público
A Unidade Local de Saúde São José, Lisboa, refuta as acusações de boicote ao acesso de doentes sem-abrigo às consultas psiquiátricas, feitas pelo psiquiatra João Gama Marques, afirmando a “defesa intransigente” dos utentes, independentemente da condição social.
Investigadores europeus criam novo protocolo para avaliar a segurança de medicamentos durante a amamentação, recolhendo amostras de leite materno e plasma de mães e bebés, permitindo estudos mais rigorosos e acompanhamento a longo prazo.
Investigadores da Universidade de Barcelona identificaram a proteína GADD45A como fator crucial na prevenção da hipertrofia cardíaca patológica, abrindo novas vias terapêuticas para combater a insuficiência cardíaca em doentes com diabetes tipo 2.
Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.
Investigadores suecos identificaram um grupo específico de neurónios no tronco cerebral que controla os efeitos da semaglutida sobre o apetite e a perda de peso, sem provocar náuseas, abrindo caminho a tratamentos mais eficazes para a obesidade.
Os árabes utilizavam há 2700 anos, de forma deliberada, a Peganum harmala, uma planta medicinal psicoativa vulgarmente conhecida como ‘arruda síria’ ou ‘harma’, de acordo com um estudo.
Os grandes modelos de linguagem como o Chat GPT, têm potencial para detetar riscos para a saúde mental, incluindo depressão e suicídio, em pacientes já sob tratamento psiquiátrico, segundo um estudo publicado na Jama Open Network.
O psiquiatra João Gama Marques, do Hospital Júlio de Matos, em Lisboa, acusou hoje a administração hospitalar de “boicotar ao máximo” o acesso dos doentes em situação de sem-abrigo às consultas no centro hospitalar psiquiátrico.
Cerca de 1.900 doentes realizaram cirurgia para o tratamento da obesidade em 2024, representando um aumento de 13,9% face ao ano anterior, com um tempo médio de espera de 143 dias, segundo dados Direção Executiva do SNS.
0 Comments