Eleições históricas no SMN: voto eletrónico duplica participação dos médicos

27 de Maio 2025

O Sindicato dos Médicos do Norte elegeu hoje os seus novos Corpos Gerentes para o triénio 2025-2028, numa votação histórica marcada pela estreia do voto eletrónico e uma participação recorde, refletindo o crescimento do sindicato. A Lista A – “Pela Defesa de Todos os Médicos”, liderada por Joana Bordalo e Sá, foi reeleita com 91,37% dos voto

O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN), integrante da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), empossou hoje, às 18h00, os seus novos Corpos Gerentes para o triénio 2025-2028, culminando um processo eleitoral inédito na história da organização. Pela primeira vez, os médicos do Norte recorreram ao voto eletrónico, ferramenta que se revelou segura, acessível e eficaz, permitindo inverter a tendência decrescente de participação registada nas últimas duas décadas. O balanço é claramente positivo: a adesão dos associados foi significativamente superior à verificada nos últimos 20 anos, acompanhando o crescimento do sindicato, que duplicou o número de associados nos últimos três anos.

A Lista A – “Pela Defesa de Todos os Médicos”, liderada por Joana Bordalo e Sá, foi reeleita com 91,37% dos votos, reafirmando a confiança dos médicos do Norte numa direção combativa, plural e independente. A nova liderança assume uma agenda centrada na defesa intransigente dos direitos dos médicos e na luta por um Serviço Nacional de Saúde público, universal, acessível e de qualidade.

O novo ciclo sindical será pautado pela valorização da carreira médica e pela exigência de condições de trabalho dignas para todos os médicos, especialistas e internos, independentemente da área profissional ou local de trabalho. O crescimento do número de associados no último trimestre evidencia a renovação e a capacidade de representação do SMN, que continuará a apostar na proximidade, na ação local e na defesa firme da profissão médica, tanto no plano regional como nacional e internacional.

A direção agora empossada reafirma o compromisso de continuar a lutar pela dignidade dos médicos e pela sobrevivência do Serviço Nacional de Saúde, mantendo-se pronta para enfrentar os desafios que se avizinham.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights