Startup brasileira de biotecnologia vence concurso de inovação em Macau

17 de Junho 2025

A 'startup' brasileira de biotecnologia Hilab venceu hoje um concurso de inovação em Macau, no qual foram distinguidas outras seis empresas portuguesas e brasileiras, abrindo as portas a apoios e financiamento e ao mercado chinês, anunciou a organização.

A Hilab, com um capital de 200 milhões de patacas (23 milhões de euros), dinheiro angariado de 125 milhões de patacas (14,375 milhões de euros) e à procura de contactos, oportunidades de negócio, de financiamento e de expandir-se na China, foi fundada em 2016.

A ‘startup’, que venceu o Concurso de Inovação e Empreendedorismo (Macau) para as Empresas de Tecnologia do Brasil e de Portugal 2025, desenvolveu um dispositivo de diagnóstico portátil que fornece resultados de qualidade laboratorial.

De acordo com informação da Hilab, o dispositivo requer “apenas algumas gotas de sangue” e pode “realizar 25 tipos de exames, cobrindo 85% dos diagnósticos médicos mais solicitados”.

Atualmente, a empresa atua em 1.700 cidades brasileiras e já realizou mais de três milhões de exames, exportando os produtos para países da América do Sul, além de outras geografias, como Indonésia, Angola, Moçambique e África do Sul.

Hoje também, um painel de investidores, académicos e especialistas em finanças selecionou o projeto brasileiro, Klike.AI LLC, uma plataforma de análise de marketing alimentada por inteligência artificial, e projeto português OWLplaces, especializado em inteligência artificial e análise de dados geoespaciais, de acordo com a nota da organização.

O concurso recebeu 20 candidaturas dos dois países e selecionou 17 finalistas em áreas como inteligência artificial, biomedicina, dispositivos médicos, NB-IoT (baixa largura de banda para a Internet das Coisas).

Os sete projetos premiados receberam prémios monetários, com um valor máximo de 180 mil patacas (19.240 euros), e garantiram apoio para facilitar o acesso a financiamento chinês e ao mercado da China, nomeadamente da Grande Baía.

A Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau é um projeto de Pequim para integrar Hong Kong, Macau e nove cidades da província de Guangdong numa região com mais de 86 milhões de habitantes e uma economia superior a um bilião de euros em 2023.

O concurso foi organizado pela Direção dos Serviços de Desenvolvimento Económico e Tecnológico do Governo de Macau e realizado pela incubadora Parafuturo de Macau e pelo Centro de Incubação de Jovens Empreendedores de Macau.

Os organizadores sublinharam, no comunicado, que os premiados podem participar em intercâmbios, exposições e negociações na China continental, para “promover o desenvolvimento conjunto das indústrias de inovação tecnológica entre a China e os países de língua portuguesa”.

Após o concurso, as finalistas foram convidadas a realizar bolsas de contacto com agências de investimento, empresas, universidades e incubadoras das cidades de Xangai e Shenzhen e da província de Jiangsu (este), “para explorar a viabilidade da cooperação entre indústria, ensino superior e investigação e a implementação de projetos”.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL Award in Biomedicine: Última chamada para nomeações

O prazo para nomeações ao BIAL Award in Biomedicine termina a 30 de junho de 2025. O prémio, no valor de 350 mil euros, distingue artigos de excelência em biomedicina publicados na última década. Saiba mais em www.bialfoundation.com.

PJ Desmantela Maior Milícia de Extrema-Direita em Portugal

O desmantelamento de uma milícia armada de extrema-direita pela Polícia Judiciária constituiu a maior operação de sempre do género em Portugal, com centenas de munições, armas militares e explosivos apreendidos, informou hoje a Polícia Judiciária.

Plataforma portuguesa de IA revoluciona medicina europeia

A Medāna, healthtech sediada em Lisboa, foi distinguida com o STEP Seal da Comissão Europeia pelo projeto “The Foundation Layer for AI-driven Healthcare”, consolidando Portugal como referência europeia em inovação tecnológica na saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights