CUF lança iniciativa de acesso ao diagnóstico oncológico

25 de Junho 2020

A  “Via Verde Diagnóstico de Cancro” promovida pela CUF tem como objetivo responder à “preocupante redução no diagnóstico oncológico” a nível nacional. A iniciativa decorre entre dia 1 e 15 de julho em todos os hospitais, permitindo o acesso reforçado o diagnóstico de cancro da mama, cancro colorretal, cancro do pulmão e cancro da próstata.

De acordo com a Coordenadora de Oncologia Médica da CUF, Ana Raimundo, a pandemia da Covid-19 provocou a “redução de cerca de 80% dos casos de cancro diagnosticados nos últimos três meses”. No entanto, admite que essa redução “não significa que o número de cancros reduziu, apenas que o diagnóstico não foi feito, porque houve muitas pessoas que não foram ao médico nos últimos meses e não puderam fazer o seu diagnóstico”.

A oncologista defende por isso que a iniciativa atua como resposta para o diagnóstico e tratamento atempado do cancro.

A ação destina-se a pessoas com suspeita de doença oncológica, por presença persistente de sintomas, como perda de peso não intencional ou nódulo palpável. A inciativa inclui ainda pessoas “que já estiverem na posse de um exame com alterações imagiológicas ou analíticas e que não tiveram a possibilidade de o partilhar com um especialista adequado ao seu caso.”

“A Via Verde Diagnóstico de Cancro da CUF Oncologia é um processo de articulação de recursos multidisciplinares especializados que permite, num curto espaço de tempo, efetuar o diagnóstico de patologias oncológicas e assim desencadear o processo de tratamento, que permitirá um melhor prognóstico da doença.”

Entre 1 e 15 de julho, a CUF Oncologia disponibilizará um acesso reforçado às vias verdes para diagnóstico oncológico para as quatro patologias oncológicas com maior incidência: cancro da mama, cancro colorretal, cancro da próstata e cancro do pulmão.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal com 7,9 enfermeiros por mil habitantes

Portugal tinha 7,9 enfermeiros por mil habitantes em 2023, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados hoje, por ocasião do Dia Internacional do Enfermeiro.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights