Merkel reitera apelo à vacinação

7 de Setembro 2021

A chanceler alemã, Angela Merkel, voltou esta terça-feira a apelar à vacinação contra a Covid-19, indicando ser necessário convencer mais pessoas da importância da imunização.

“Estamos todos de acordo em que temos de convencer muito mais pessoas para que se vacinem”, disse durante um discurso no parlamento, adiantando que tal só se consegue com argumentos, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Merkel sublinhou que as vacinas funcionam, protegem o próprio e os próximos e devolvem a liberdade, acrescentando que quanto mais pessoas se vacinem menor é a ameaça do surgimento de novas variantes contra as quais estas vacinas não sejam eficazes.

A chanceler rejeitou, por outro lado, alegações de que a população está a ser usada como cobaia para novas vacinas, como as baseadas na tecnologia mRNA, desenvolvida pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech em conjunto com a farmacêutica norte-americana Pfizer.

“Naturalmente, ninguém foi nem é uma cobaia quando se vacina; ninguém, nem Olaf Scholz, nem eu, nem ninguém”, declarou Merkel, aludindo a declarações do candidato social-democrata à chefia do governo nas eleições do próximo dia 26.

Scholz, atual ministro das Finanças, quis há alguns dias garantir que as vacinas são seguras, referindo aos que já as receberam como “cobaias”.

“Cerca de 50 milhões de pessoas já receberam as duas doses, fomos todos cobaias para aqueles que optaram por esperar. Por isso, como um desses 50 milhões, afirmo que tudo correu bem”, disse Scholz, cujo partido aparece em primeiro lugar nas sondagens sobre as legislativas.

Merkel salientou que todos os que foram vacinados desde dezembro do ano passado receberam um soro que passou por todas as fases necessárias do estudo clínico e por todos os procedimentos obrigatórios para a sua autorização.

Até segunda-feira tinham sido vacinados com as duas doses 61,4% dos alemães, 65,9% têm pelo menos uma dose.

Nas últimas 24 horas registaram-se na Alemanha 59 mortos e 6.726 casos do novo coronavírus, segundo dados do Instituto Robert Koch atualizados na passada madrugada, indicou a EFE.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights