Hospitais de Coimbra e Universidade regularizam situação financeira

6 de Outubro 2021

A Universidade de Coimbra (UC) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assinaram esta quarta-feira um acordo que regulariza a situação financeira entre as duas instituições, “limpando” um balanço de cinco milhões de euros, no total.

O acordo permite resolver dívidas recíprocas que rondavam quase os cinco milhões de euros, no global, sendo que o documento “põe fim à situação e limpa o balanço”, afirmou aos jornalistas o presidente do CHUC, Carlos Santos, no final da cerimónia, que decorreu na Universidade de Coimbra.

Segundo o responsável, este era um problema que já tinha mais de 30 anos, sendo que os valores devidos entre as duas instituições “eram valores próximos”.

“O acordo prevê o acerto de contas e que os passivos sejam declarados prescritos e os direitos de crédito sejam anulados”, assegurando também o compromisso das duas instituições da cidade de respeitarem os prazos de pagamento assumidos a qualquer fornecedor, explicou Carlos Santos.

De acordo com o presidente do CHUC, esta situação “só estava a prejudicar a avaliação de desempenho das duas instituições”, sendo que o acordo permite também aprofundar a relação entre a UC e os Hospitais de Coimbra, nomeadamente a partir do projeto Centro Académico Clínico de Coimbra, consórcio que junta as duas entidades.

O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, salientou que este acordo é “um passo muito importante que retira mais de 30 anos de alguma conflitualidade” entre os serviços financeiros das duas instituições.

“Este encontro de contas permite-nos limpar esse passado. […] Este momento é um tempo novo”, frisou, perspetivando uma relação mais forte entre UC e CHUC e uma maior facilidade para abraçarem projetos conjuntos.

Questionado no final pelos jornalistas, Carlos Santos escusou-se a adiantar mais informações relativamente ao futuro da nova maternidade de Coimbra.

Já Amílcar Falcão reafirmou a vontade de a Universidade de Coimbra aproveitar o edifício da Maternidade Daniel de Matos (que é propriedade da instituição do ensino superior) para residência universitária, assim que esta feche, após a criação da nova maternidade.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This