Recolhidas 31 toneladas de lixo marinho em semana de limpeza costeira

8 de Outubro 2021

Mais de 240 organizações nacionais recolheram 31 toneladas de lixo marinho ao longo de mais de 172 quilómetros da costa portuguesa, entre 18 e 26 de setembro, assinalando o Dia Internacional de Limpeza Costeira.

Em comunicado, a Fundação Oceano Azul diz que foram realizadas 174 ações de limpeza terrestres e subaquáticas ao longo de toda a semana.

É a terceira edição desta iniciativa, que, este ano, “ficou marcada pela forte adesão de alunos e professores de escolas participantes no programa “Educar para uma Geração Azul”, com mais de 1300 crianças e professores de escolas dos municípios de Cascais, Mafra, Moura, Nazaré, Silves e de várias ilhas nos Açores a participar.

Ao todo, mais de 4500 voluntários participaram nesta iniciativa, que foi integrada, pela primeira vez, na campanha #EUBeachCleanup, em cooperação com a Comissão Europeia, a European External Action Service e as Nações Unidas.

Com a comemoração do Dia Internacional de Limpeza Costeira, a Fundação Oceano Azul pretende “mobilizar a sociedade civil e dar visibilidade ao trabalho das organizações que, ao longo de todo o ano, contribuem ativamente para o combate ao lixo marinho e para a proteção e conservação do oceano”.

“Desde 2019, já foram recolhidas, no total, 170 toneladas de lixo marinho em mais de 1054 ações de limpeza costeira, as quais envolveram mais de 19 mil voluntários e mais de 225 organizações”, conclui a nota.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem dos Médicos procura ideias inovadoras para melhorar o sistema de saúde em Portugal

A iniciativa está aberta a todos os cidadãos – nacionais ou estrangeiros -, desde que organizados em grupos de dois a cinco elementos e com pelo menos um médico inscrito na Ordem dos Médicos. Desta forma, o Prémio Best Ideas in Healthcare pretende estimular a inovação e o empreendedorismo em saúde, mas também incentivar a criação de equipas multidisciplinares, entre médicos e outros profissionais

Luís Campos distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2024

O Prémio Nacional de Medicina Interna 2024 foi atribuído a Luís Campos, fundador e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente e comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, que ainda se destaca pelas suas funções atuais de presidente do Comité de Qualidade de Cuidados e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna e da coordenação da Medicina Interna da Clínica CUF Belém.

Luís Duarte Costa assume presidência da SPMI

Luís Duarte Costa acaba de tomar posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2024/2027. Os novos órgãos sociais tomaram posse na Assembleia Geral da sociedade que decorreu no último dia do 30.º CNMI.

OMS lança mecanismo para angariar mais dinheiro

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou no domingo um mecanismo destinado a angariar fundos “sustentáveis, previsíveis e flexíveis” para financiar as prioridades para o período 2025-2028.

Banco Alimentar recolheu 1.755 toneladas de alimentos

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recolheu este fim de semana 1.755 toneladas de alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais do país, avançou esta segunda-feira a instituição de solidariedade social.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights