Universidade da Beira Interior avalia imunidade na Cova da Beira

11 de Outubro 2021

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver um projeto que visa avaliar a imunidade à Covid-19 e a sua evolução temporal na população da Cova da Beira, foi esta segunda-feira anunciado.

Em comunicado, aquela instituição de ensino superior com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, adianta que está em causa o projeto “CICS4COVID – Testar, Rastrear e Inovar no Diagnóstico da COVID-19” e que o mesmo projeto será concretizado pelo Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI).

Segundo a informação, o estudo contará com a participação de voluntários adultos, aos quais serão realizadas colheitas de sangue para avaliação da imunidade ao SARS-CoV-2.

“Poderão participar adultos que consintam na recolha de sangue, colaborando de forma totalmente voluntária e que pode ser interrompida em qualquer fase do estudo. O estudo não tem nenhum risco expectável, além do associado ao processo de obtenção da amostra, através da colheita de sangue”, é referido.

A UBI também refere que, além do benefício direto para os voluntários no que diz respeito ao conhecimento da sua imunidade ao SARS-CoV-2, a participação terá também o benefício indireto de contribuir para o desenvolvimento de um novo método de diagnóstico da Covid-19 e para o conhecimento da imunidade na população da Cova da Beira.

“Face a esta nova fase da pandemia é crucial implementar estratégias para avaliar a evolução da imunidade da população, assim como desenvolver métodos de diagnóstico alternativos”, referem os investigadores do projeto, citados na nota de imprensa.

O estudo é coordenado pelo docente e investigador da Faculdade de Ciências da Saúde, Cláudio Maia, e envolve ainda os investigadores do CICS-UBI Ana Palmeira de Oliveira, Cândida Tomás, Carla Cruz, Carlos Gaspar, Graça Baltazar, Miguel Castelo-Branco e Sílvia Socorro.

O projeto conta ainda com a participação de André Miranda, Paula Soares e Marília Figueira, bolseiros de investigação contratados através do projeto.

O CICS4COVID é cofinanciado na sua componente de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Centro, e na sua componente nacional pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Para participar no estudo, os interessados deverão contactar a equipa de investigação através do e-mail cics4covid@fcsaude.ubi.pt ou do telefone 962194979.​​​​​​​

A Covid-19 provocou pelo menos 4.843.739 mortes em todo o mundo, entre mais de 237,46 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This