Macau sobe alerta para ciclone tropical severo Kompasu

12 de Outubro 2021

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) de Macau subiram esta terça-feira o nível de alerta de tempestade, com a aproximação do ciclone tropical severo Kompasu.

As autoridades emitiram o sinal 8, quando o ciclone se encontrava a cerca de 450 quilómetros a sueste sueste de Macau.

Entre a madrugada e o início da manhã de quarta-feira, o Kompasu vai passar a cerca de 400 quilómetros, no ponto mais próximo do território.

Os SMG informaram ainda que, nas próximas horas, podem ocorrer inundações em zonas baixas da cidade.

As autoridades determinaram o encerramento de parques de estacionamento e a suspensão dos centros de testagem e vacinação contra a Covid-19.

Quatro centros de abrigo de emergência estão em funcionamento: Centro de Abrigo de Tempestade Tropical da Ilha Verde, Campo dos operários da Associação Geral dos Operários de Macau, Centro de Acção Social da Taipa e Coloane (Sucursal da Taipa) e Escola Superior das Forças de Segurança de Macau.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, emitidos tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Em setembro de 2018, a passagem do tufão Mangkhut por Macau causou 40 feridos.

Um ano antes, em agosto, o tufão Hato, posteriormente denominado de Yamaneko pelas autoridades locais, tinha causado 10 mortos e 240 feridos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This