Falta sistema informático que integre hospitais e centros de saúde nos Açores

15 de Outubro 2021

Um estudo sobre o acesso ao Sistema Regional de Saúde (SRS) dos Açores alerta para ausência de um sistema informático que promova uma “verdadeira integração” entre os centros de saúde e os hospitais da região.

O estudo “Acesso ao Sistema Regional de Saúde – Região Autónoma dos Açores” foi redigido por Piedade Lalanda, professora na Universidade dos Açores e investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais CICS.NOVA.UAc.

Na investigação, disponível na página online da Provedoria de Justiça (que patrocinou o estudo), advoga-se que a “partilha de dados, processos, exames médicos é fundamental” para conseguir “desmaterializar o sistema e acelerar a resposta dos clínicos”.

“Continua a falhar a existência de um sistema informático, que promova uma verdadeira integração dos centros de saúde com o sistema hospitalar, e transforme o SRS num sistema integrado, articulado e eficiente”, lê-se no documento.

A investigadora defende que a telemedicina é uma “ferramenta facilitadora do acesso a consultas de especialidade” mas, para ser “eficaz”, deve estar integrada num único sistema informático.

“O recurso à telemedicina não pode substituir as consultas presenciais”, ressalva.

Segundo o Provedor do Utente da Saúde, citado no estudo, o tempo de espera no acesso a consultas ou cirurgias é a “principal razão das reclamações dos utentes”.

“A valorização do utente como centralidade do sistema de saúde público deveria superar os interesses pessoais, desde logo dos médicos que partilham a prestação ao Estado com a sua clínica privada”, aponta o estudo.

A autora considera “importante” a implementação de “manuais de boas práticas” que “unifiquem critérios” e promovam uma “cultura regional” nos cuidados de saúde.

Também é defendida a “integração das diferentes unidades de saúde de ilha num único sistema”, que seja mais “coordenado” no “encaminhamento de doentes para fora da ilha” de residência ou para o exterior da região.

“A integração dos doentes em listas de espera deveria considerar a qualidade de vida do utente como critério de prioridade, não apenas baseado em números de dias de espera”, acrescenta.

A investigadora refere que a proposta da Ordem dos Enfermeiros para a criação de Unidade de Gestão Regional do Acesso ao SRS “parece fazer sentido”, uma vez que a “principal vulnerabilidade da região” é a sua “dispersão e a necessidade de uma gestão sustentável”.

O estudo defende que, em certos casos, sobretudo nas ilhas mais pequenas, devem ser firmadas convenções entre o SRS e os privados para evitar a “deslocação dos utentes ou o recurso ao pagamento privado”.

“Os centros de saúde deveriam poder agir de forma mais abrangente, incluindo proporcionando o acesso a exames complementares de diagnóstico, contribuindo, sempre que necessário, para a segurança do parecer das equipas de saúde que, longe de um hospital, asseguram a resposta aos cidadãos residentes em ilhas mais pequenas”, conclui.

O estudo “Acesso ao Sistema Regional de Saúde – Região Autónoma dos Açores”, de Piedade Lalanda, vai ser apresentando hoje no polo de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights