Rastreio da hepatite C sinalizou 711 casos positivos na Madeira

18 de Outubro 2021

O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) já realizou 18.176 testes de diagnóstico da hepatite C, no âmbito do programa de rastreio FOCUS, indicou esta segunda-feira o secretário regional do setor, referindo que foram identificados 711 casos positivos.

“Temos já o diagnóstico em 7% da população”, disse Pedro Ramos, explicando que foram realizados 18.176 testes em 21 meses, correspondendo à primeira fase do programa, que visa a erradicação da doença no arquipélago da Madeira até 2030.

Os resultados foram apresentados no salão nobre do Governo Regional, no Funchal.

O secretário de Saúde indicou que a primeira fase do rastreio abrangeu o Estabelecimento Prisional do Funchal, as unidades de toxicodependência, os serviços hospitalares e de cuidados de saúde primários, as casas de saúde e os estabelecimentos psiquiátricos.

Os casos positivos sinalizados correspondem a 0,5% do total de testes e “já estão orientados para fazer o tratamento”.

Pedro Ramos anunciou que a segunda fase do programa FOCUS vai incluir também os programas de erradicação da hepatite B e do HIV na Região Autónoma da Madeira, cuja população é de 251 mil habitantes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights