Detetada bactéria ‘legionella’ em chuveiros de piscinas municipais na Maia

30 de Outubro 2021

Uma inspeção ao Complexo Municipal de Piscinas de Folgosa, na Maia, detetou a presença de 'legionella', bactéria que está na origem da doença do legionário, em dois chuveiros do balneário feminino, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado enviado à Lusa, aquela câmara do distrito do Porto refere que o equipamento desportivo em causa está encerrado há 10 dias como medida preventiva, “após suspeitas de que poderia ser a origem de casos de [infeção por]’legionella’”.

Com a deteção, quinta-feira, da presença daquela bactéria em dois dos chuveiros do complexo, a autarquia, aponta o texto, “determinou a inspeção completa a todo o complexo”.

A Câmara da Maia garante ainda que o Complexo Municipal de Piscinas “só reabrirá depois de serem consideradas completamente seguras para a população”.

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Menores de 16 anos procuram ajuda na SOS Voz Amiga para alivar a dor e pensamentos suicidas

Menores de 16 anos com problemas emocionais e alguns que manifestam o “desejo de desaparecer” estão a procurar o serviço SOS Voz Amiga, uma situação recente que deixa quem está do outro lado da linha “sem chão”. O alerta foi feito à agência Lusa pelo presidente da linha de prevenção do suicídio SOS Voz Amiga, Francisco Paulino, no dia em que o serviço completa 46 anos e na véspera do Dia Mundial da Saúde Mental.

MAIS LIDAS

Share This