Parlamento associa-se à “Jornada de Memória e Esperança” e homenageia vítimas

22 de Outubro 2021

A Assembleia da República homenageou esta sexta-feira todas as vítimas da Covid-19 e solidarizou-se com todos aqueles que foram afetados por esta pandemia e a combateram, em especial os profissionais de saúde, associando-se à “Jornada de Memória e Esperança”.

Por proposta do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de solidariedade pela “Jornada de Memória e Esperança”, uma iniciativa cidadã que decorre a partir de hoje e até domingo com o objetivo de homenagear as vítimas da pandemia de Covid-19, tendo alguns promotores da iniciativa estado presentes nas galerias do parlamento.

“A Assembleia da República, reunida em Sessão Plenária, presta homenagem a todas as vítimas da covid-19 e transmite a sua solidariedade a todos quantos foram afetados pelas suas consequências, reconhecendo, em simultâneo, e no quadro da ‘Jornada de Memória e Esperança’, o esforço, a dedicação e o profissionalismo de todos os envolvidos no combate à pandemia, muito em especial os profissionais de saúde, sem os quais não teria possível minorar o sofrimento e a dor de tantos, nem contrariar os seus efeitos mais nefastos”, pode ler-se no texto aprovado.

Portugal, de acordo com o voto aprovado, é “orgulhosamente o país do mundo com os mais elevados níveis de vacinação” contra esta doença, o que só foi possível graças ao empenho dos portugueses e das instituições nacionais “nos mais diversos planos de atuação e intervenção, que deram o seu melhor e o melhor de si”.

Este “esforço coletivo”, refere o texto, deu o mote ao manifesto que está na base desta “Jornada de Memória e Esperança” com o objetivo de “homenagear as vítimas da pandemia – diretamente afetadas pela doença, mas, também, pelo medo e a solidão que causou – e de promover uma reflexão conjunta sobre a forma como foi enfrentada e combatida”.

Segundo o texto, “a pandemia não foi ainda ultrapassada” e há “ainda muito a fazer, nomeadamente quanto à democratização da vacina pelo mundo, conforme tem alertado o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, o que permitirá salvar vidas, minorar o sofrimento e evitar o surgimento de novas variantes do vírus”.

Após a leitura do voto por Ferro Rodrigues foi aberto um momento para a intervenção de todos os grupos parlamentares e deputadas não inscritas que se associaram a esta jornada e à homenagem às vítimas desta pandemia, bem como ao agradecimento a todos os profissionais que, nas mais variadas áreas, combateram a Covid-19 e os seus efeitos, permitindo que o país continuasse a funcionar neste difícil período.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights