FORMI realiza curso de abordagem ao idoso institucionalizado

25 de Outubro 2021

O Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar, nos dias 29 e 30 deste mês, em Lisboa, o curso online “Abordagem ao Idoso Institucionalizado”.

Esta formação destina-se a internos ou especialistas em medicina interna, médicos de outras especialidades, internos de formação geral e enfermeiros, e os interessados podem inscrever-se no site da SPMI.

Um dos principais objetivos deste curso passa por reconhecer a importância de uma abordagem dirigida, individualizada e sistemática do idoso institucionalizado, indica a SPMI no seu comunicado.

Segundo Pedro Madeira Marques, interno de medicina interna e um dos moderadores responsáveis pela formação, este é “um dos poucos cursos dirigidos à abordagem dos doentes idosos institucionalizados em Portugal” fornecendo “ferramentas diferenciadas” aos “profissionais de saúde que trabalhem nestas instituições, focando os problemas específicos e únicos desta faixa etária”.

Fisiologia, síndromes geriátricas e sua gestão, nutrição e hidratação do doente institucionalizado, reabilitação motora, cuidados paliativos e cuidados em fim de vida e comunicação com o doente idoso com alterações da cognição e sensoriais são algumas das temáticas do curso, cuja moderação ficará a cargo de João Gorjão Clara, médico e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Com um total de 14 horas, o curso inclui os seguintes módulos: alterações fisiológicas do doente idoso e avaliação geriátrica global; síndromes geriátricas; nutrição no doente idoso; reabilitação motora no doente idoso no ambulatório; cuidados paliativos no doente idoso; particularidades de enfermagem no idoso frágil e procedimentos de enfermagem.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights