Novo hospital universitário nos Emirados Árabes Unidos envolve duas empresas portuguesas

26 de Outubro 2021

O novo hospital universitário de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, que representa um investimento superior a 130 milhões de euros, tem como investidores as empresas portuguesas IGHS e VHM, foi anunciado na segunda-feira.

A empresa Idealmed GHS (IGHS), com sede em Coimbra, que integra o International Group of Healthcare Services, “formalizou na passada terça-feira o contrato para a participação societária e gestão de um novo Hospital Universitário privado, no Emirado de Fujairah, num investimento que ascende a 130 milhões de euros e que conta com o envolvimento direto do governo local através da Fudjairah Investment Establishment, sociedade gestora de participações sociais”, refere a empresa em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, a IGHS junta-se na estrutura societária à empresa VHM – Coordenação e Gestão de Projetos, SA, “responsável pela gestão global do desenvolvimento deste projeto e com quem o grupo materializou todo o desenvolvimento de um dos mais icónicos hospitais de toda a região do médio oriente, o ‘Oman International Hospital (OIH)’, cujo investimento ascende os 100 milhões de euros, e no qual a empresa de Coimbra assume igualmente a condição de acionista e de operador geral”.

Para José Alexandre Cunha, ‘chairman’ da IGHS, citado no comunicado, “este é mais um enorme contributo para a afirmação do grupo no contexto internacional e de partilha com a VHM”.

“A nossa presença na Ásia e no Médio Oriente continua a cimentar-se de forma assinalável, relevando o reconhecimento de importantes parceiros locais ao trabalho que temos vindo a desenvolver”, acrescenta.

Sobre a parceria com a VHM, o ‘chairman’ da IGHS afirma “ser um privilégio o desenvolvimento de outro grande projeto em conjunto”.

Para Vítor Hugo Leal Gomes, CEO da VHM, citado na mesma nota, “a confiança atribuída à VHM neste projeto pela estrutura societária, com a gestão global do desenvolvimento do projeto, representa a afirmação da empresa na ambiciosa e exigente área da gestão global de projetos no mercado internacional, complementando, assim, as atividades de consultoria de arquitetura e engenharia que permitiram nos últimos anos a expansão internacional da empresa”.

“Após o sucesso obtido pela parceria entre a VHM e a IGHS no OIH desenvolvido em Omã, este novo desafio vai, com certeza, assumir-se como uma referência para o setor da Saúde nos Emirados Árabes Unidos e permitirá às várias empresas e instituições envolvidas uma assinalável visibilidade internacional, cimentando também o reconhecimento internacional que já foi alcançado pela VHM e IGHS no desenvolvimento integrado de projetos Hospitalares”, vaticina o responsável.

Segundo a IGHS, o Hospital Universitário de Fujairah conta ainda com o envolvimento de universidades portuguesas.

“Integrando uma Escola Universitária de Ciências da Saúde, estão já a ser criadas as bases para o contributo de instituições de ensino superior portuguesas na definição pedagógica e de docência dos cursos a ministrar bem como para a celebração de protocolos de intercâmbio de alunos”, adianta.

Ainda de acordo com a nota, “a relação entre a liderança das duas empresas portuguesas iniciou-se em 2009, tendo a VHM sido responsável pela coordenação de projetos e fiscalização do Hospital da Idealmed em Coimbra, hoje Hospital da Luz Coimbra”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights