Jornadas do Núcleo de Estudos da Doença VIH regressam este mês

3 de Novembro 2021

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar, a 12 e 13 de novembro no Hotel de Guimarães, as XX Jornadas do Núcleo de Estudos da Doença VIH.

Com o objetivo de atualização técnica e científica, as XX Jornadas do NEDVI decorrem este ano sob o lema “Pandemia VIH – Novos Desafios em Tempos de Outra Pandemia”.

A sessão de abertura está agendada para as 15h30, e o programa arranca com a conferência “Importância da Creditação de competência em VIH/da creditação de competências em Medicina Interna”, com José Vera – coordenador do NEDVIH – como presidente e António Oliveira e Silva como conferencista.

Segue-se um momento de reflexão – “VIH/COVID 19 – Duas pandemias e duas realidades. O que aprendemos?” – moderado por Helena Sarmento e Cristina Teotónio, com intervenções subordinadas às temáticas “Impacto da Pandemia na prestação de cuidados” (Magda Fernandes); “Impacto imunológico do SARS-CoV2″ (Carlos Vasconcelos); “SARS-CoV-2 – Impacto como doença sistémica” (Pedro Guimarães Cunha e Margarida Serrado).

No dia seguinte, o programa tem seguimento com a discussão “Novas estratégias/Novas terapêuticas Moderadores”, que terá moderação de Inês Vaz Pinto e Alexandre Carvalho.

A tarde ficará ainda marcada pela intervenção de Alexandre Carvalho sobre “Modelo organizativo do atendimento em ambulatório a doentes com VIH, no âmbito da Medicina Interna”.

A 20.ª edição das Jornadas do Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH) terminará com a habitual cerimónia de encerramento, desta vez com discursos de José Vera, Helena Sarmento e Alexandre Carvalho.

Por último, será realizada uma homenagem a Margarida Serrado e António Diniz, pelo trabalho desenvolvido no campo da infeção VIH.

Saiba mais aqui.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights