SPMI promove debate sobre questões éticas prementes para a prática clínica

4 de Novembro 2021

O Núcleo de Estudos em Bioética (NEBio) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar dois webinars para promover o debate sobre questões éticas prementes para a prática clínica.

“O Maior acompanhado – perspetiva jurídica e clínica” é o tema do primeiro encontro, que se realiza dia 11 de novembro entre as 21h00 e as 22h30. “Pretendemos analisar o estatuto de ‘Maior acompanhado’, as suas implicações e a importância do reconhecimento das situações em que se justifica instituir esse regime em tempo oportuno”, afirma António Carneiro, coordenador do NEBio.   

Dia 09 de dezembro, também entre as 21h00 e as 22h30, tem lugar o segundo encontro, subordinado ao tema “O luto prepara-se – quando e como”. Segundo o NEBio, a preparação para a perda é um dos aspetos mais desleixados no acompanhamento das situações graves, incluindo as situações de fim de vida. Para António Carneiro, se “os clínicos e o cidadão forem capazes de compreender a importância do problema, se souberem como podem minimizar as consequências promovendo o reconhecimento precoce e o acompanhamento adequado, em tempo oportuno, prestam um inestimável contributo para minorar a gravidade dos lutos mal resolvidos”.

Esta iniciativa realiza-se em parceria com a CES do Hospital da Luz Arrábida e a CES da Escola Superior de Saúde de Sta. Maria e conta com o patrocínio da Bayer.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal com 7,9 enfermeiros por mil habitantes

Portugal tinha 7,9 enfermeiros por mil habitantes em 2023, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados hoje, por ocasião do Dia Internacional do Enfermeiro.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights