Acompanhe em direto o debate: Longevidade, Desafios de futuro

10 de Novembro 2021

Acompanhe em direto o debate, patrocinado pelo HealthNews, dedicado aos desafios que se colocam face ao envelhecimento da população. O webinar "Longevidade – Desafios de Futuro” pode ser visualizado também na nossa página de Facebook. 

17:02 Está prestes a começar em Alcoutim, concelho mais envelhecido do país, o debate “Longevidade – Desafios de Futuro”. A primeira parte da sessão irá ter como tema principal o “Contexto e Tendência Evolutiva”.

17:08 O aumento da esperança media de vida é apontada pelo painel como um “fenómeno social” que merece ser debatido de forma a promover a qualidade de vida dos mais idosos. A sessão conta com a participação de Adalberto Campos Fernandes, especialista em Saúde Pública e ex-Ministro da saúde; Inês Guerreiro, ex-coordenadora da unidade de missão da rede de cuidados continuados; Margarida Flores, diretora do centro regional de segurança social do Algarve e o anfitrião da iniciativa, o autarca de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves.

17:11 Em menos de dois séculos a esperança médica de vida dos portugueses aumentou para os 81 anos. “Mas estaremos a envelhecer com qualidade?” É a primeira pergunta lançada pelo moderador ao ex-Ministro da saúde.

De acordo com Adalberto Campos Fernandes “somos o quinto país mais envelhecido do mundo”, defendendo, assim, medidas para travar o “desequilíbrio” existente para garantir a sustentabilidade do sistema de saúde e da segurança social.

17:17 O Presidente da Câmara de Alcoutim fala sobre a questão do isolamento dos idosos e das medidas que têm sido implementadas para combater este “problema sério”.

Uma unidade de saúde móvel, composta por um médico e enfermeiro, tem sido uma das respostas da autarquia para combater o isolamento dos idosos. O autarca sublinha, por outro lado, o desenvolvido de um projeto para combater a solidão dos mais velhos e da “universidade sénior” criada há sete anos.

17:25 Inês Guerreiro, ex-coordenadora da unidade de missão da rede de cuidados continuados, fala da evolução da rede de cuidados a nível nacional. Para a especialista é “natural” que existam novos desafios impulsionados pelo aumento da esperança de vida.

Considera que Portugal tem evoluído “muito pouco” nas respostas sociais dadas aos idosos. “Sem proximidade forte entre as autarquias e os recursos sociais é impossível reter uma pessoa no domicílio sem que a sua situação de saúde não se agrave”. Por este motivo defende uma melhor e maior rede de cuidados continuados.

Inês Guerreiro sublinha que “o futuro tem grandes desafios que têm de ser encarados de forma séria”, tanto a nível político, como financeiro. “É preciso pararmos a pensar” para responder aos problemas que há muito se prolongam. “O caminho pela sustentabilidade passa por medidas integradas”, defende.

17:37 Para Margarida Flores, diretora do centro regional de segurança social do Algarve é importante garantir um “envelhecimento saudável”. “Temos de repensar quando é que passamos a ser idosos”, uma vez que hoje uma pessoa com 60 anos deixou de ser considerada idosa.

Em Alcoutim os idosos não são todos iguais, explica.

A dirigente refere que o idoso do futuro vai ser diferente daquele que é hoje. A “célula da família” mudou, “daqui a 10 anos vamos ter um casal do mesmo sexo a residir no lar”, portanto que será preciso garantir a dignidade da vida humana.

É importante garantir que os idosos que ficam sozinhos em casa têm o acompanhamento que necessitam, defende Margarida Flores.

17:51 No encerramento do primeiro painel Adalberto Campos Fernandes toma palavra e conclui que é preciso “trabalhar numa política única”, defendendo a capacitação do poder local, de forma a garantir as necessidades das populações mais idosas.

18:00 Inicia a segunda parte do debate com o tema “Inovação Tecnológica”, moderado pelo diretor e jornalista do HealthNews.

Neste painel participa o administrador da WIFI4MEDIA, Paulo Bernardo, o Business Development da LIN3S Valter Barbio e o diretor comercial da LG em Portugal, Luís Lameiras.

Paulo Bernardo fala no novo software que permite a monitorização remota dos idosos, um projeto baseado em inteligência artificial. “É uma plataforma tecnológica que utiliza ferramentas de IA e machine learning que recolhe informação sobre o doente e faz o seu acompanhamento”. Esta ferramenta à diferença de muitos outros projetos não refere que conhecimento tecnológico exigente.

Este projeto representa uma espécie de extensão dos lares que permite o acompanhamento do idoso a partir do domicílio, lançando alertas à instituição sempre que seja detetada alguma alteração.

O projeto encontra-se em fase de testes, mas espera-se que o seu lançamento arranque no início do próximo ano.

18:08 Valter Barbio considera que a tecnologia contribui para o envelhecimento saudável e com qualidade. A inteligência artificial e o modelo de machine learning são, apontados pelo Business Development, uma ferramenta de suporte dos profissionais de saúde.

Barbio refere que estão a ser desenvolvidas novas ferramentas de monitorização passiva e ativa dos idosos. Estes sistemas tecnológicos garantem, por outro lado, a interação com os mais velhos.

18:26 O diretor comercial da LG em Portugal, Luís Lameiras fala na introdução de novos equipamentos de diagnóstico e de cirurgia. Os novos painéis que estão a ser desenvolvidos permitem diagnosticar doenças com maior clareza.

18:35 O debate encerra com a expectativa de que a tecnologia irá contribuir para o envelhecimento saudável e com qualidade da população idosa.

Cobertura por Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This