As máquinas, criadas pela divisão Everyday Robots da Alphabet, vão fazer tarefas como esfregar mesas, separar o lixo para a reciclagem, arrumar cadeiras e abrir portas, indicou o dirigente do departamento de robótica da organização, Hans Peter Brondmo, em comunicado.
Um conjunto com mais de 100 robots da Everyday Robots já está a operar nos escritórios desta divisão da Alphabet, mas agora vai estender-se para as instalações da Google, muito maiores e espalhadas em vários pontos da área da baía de San Francisco.
Os robots que se deslocam de forma autónoma e realizam tarefas de serviços aos humanos, como servir mesas em restaurantes ou levar comida ao domicílio, são cada vez mais comuns e já existem várias empresas dedicadas a produzi-los e vendê-los, tanto a outras empresas como a particulares.
A Alphabet tem a sua sede central na localidade de Mountain View, 65 quilómetros a sul de San Francisco, onde trabalham mais de 20 mil dos seus empregados, se bem que a imensa maioria continua a trabalhar a partir de casa desde que foi declarada a pandemia do novo coronavirus no ano passado.
NR/HN/LUSA
0 Comments