Novo sistema de TAC com inteligência artificial pode reduzir em 21% o tempo dos exames

23 de Novembro 2021

A GE Healthcare anunciou o lançamento do Revolution Ascend, um sistema de tomografia computadorizada que, graças à aplicação de inteligência artificial, pode reduzir em um quinto o tempo necessário para realizar um exame de TAC.

A apresentação teve lugar em Portugal, durante o XIX Congresso Nacional da ATARP (Associação de Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear). O novo sistema de TAC conta com uma suite de inteligência artificial que automatiza e simplifica as tarefas mais morosas, como o correto posicionamento do paciente, para aumentar a eficiência operacional e libertar tempo para que os profissionais possam prestar cuidados mais personalizados a mais doentes.

“A parte mais demorada num TAC não é o scan em si, mas os restantes procedimentos”, explica Timothy P. Szczykutowicz, diretor de operações clínicas e do Projeto do Protocolo CT na Faculdade de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin. Nos típicos exames de 10 a 30 minutos, “o scan leva apenas uns minutos”, sendo “o resto do tempo dedicado ao posicionamento do paciente e à identificação dos protocolos e configurações corretas, para além da reconstrução das imagens e da realização do relatório”, acrescentou.

“Historicamente, são processos manuais sujeitos a erro humano” e a inteligência artificial “oferece novas oportunidades para automatizar os fluxos de trabalho e acelerar os exames com os mesmos ou melhores resultados”, segundo Szczykutowicz.

“São estes benefícios para os profissionais de saúde, como a facilidade de utilização, a precisão no diagnóstico, a comodidade e rapidez dos procedimentos para os pacientes, em suma, benefícios para todo o sistema de saúde, que nos levaram a lançar este equipamento em Portugal, e a apresentá-lo no Congresso da ATARP”, diz Rui Costa, diretor-geral da GE Healthcare em Portugal.

Com um anel de 75 cm de diâmetro, cobertura do detetor de 40 mm e uma posição mais baixa da mesa, o novo sistema de TAC foi concebido para acomodar doentes com elevado índice de massa corporal, bem como casos de trauma cuja manipulação seria extremamente delicada com um pórtico de tamanho mais pequeno.

Este novo sistema de TAC utiliza também uma rede neural profunda, para gerar imagens de alta qualidade e melhorar a confiança nos resultados, de acordo com a GE Healthcare.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights